Dias maravilhosos

Por Alexei Barros

Peço licença para falar disso aqui mesmo no Hadouken enquanto não tenho um blog específico sobre J-Fusion (vulgo jazz fusion japonês) – como se isso fosse acontecer. Como disse anteriormente, o conjunto T-Square, liderado pelo Masahiro Andoh (Gran Turismo) completa 30 anos em 2008. Para celebrar a efeméride, cinco ex-integrantes uniram-se ao quarteto atual, totalizando nove indivíduos a fim de formar o grupo o qual foi batizado de T-Square Super Band para a gravação do CD Wonderful Days. Cada instrumento foi duplicado (com exceção da guitarra) para tocar ao mesmo tempo e aumentar a gama de opções. Dois baixos. Duas baterias. Dois saxofones. E assim por diante. Dez faixas no total. Sai dia 21 de maio no Japão.

E o que o post tem a ver com game music? Nada. Quase nada. Aproveito a aglomeração de pessoas do T-Square para lembrar que, dos nove, sete participaram de trilhas e álbuns de game music. Isso que figuras peremptórias não estão nessa superbanda, como o tecladista Daisaku Kume (um dos arranjadores da trilha de Zone of the Enders) e o espetacular saxofonista Masato Honda, atualmente em carreira solo, que tocou em uns dez CDs de games. Por aí.

Da esquerda para a direita, o currículo gamístico de cada um:

Satoshi Bandoh (bateria): compôs e tocou nas músicas “When The Rains Come” e “Farewell” do Gran Turismo 5 Prologue;
Takahiro Miyazaki (EWI & saxofone): tocou na música “Farewell” do Gran Turismo 5 Prologue;
Keizoh Kawano (teclado): nada;
Masahiro Andoh (guitarra): produziu o álbum Kukeiha Club, compôs as trilhas de Arc the Lad I e III e participou da trilha de Arc the Lad II; colaborou na composição das trilhas de Gran Turismo 1 (12 faixas), 2 (dez faixas), 3 (duas faixas) e 4 (oito faixas) – os temas “Arc the Lad Main Theme” e “Moon Over the Castle” foram reprisados nas continuações;
Takeshi Itoh (EWI & saxofone): nada;
Hirotaka Izumi (piano): arranjou e tocou no álbum Arc the Lad Original Game Sound Track (nove faixas) e compôs e arranjou parte da trilha de Arc the Lad II;
Hiroyuki Noritake (bateria): tocou nos álbuns Arc the Lad Original Game Sound Track, Kukeiha Club (cinco faixas) e na faixa “Timepiece Phase II” do GuitarFreaksV3 & DrummaniaV3;
Toyoyuki Tanaka (baixo): tocou nos álbuns Kukeiha Club pro-fusion ~Salamander~, Winbee’s Neo Cinema ~Evergreen side~, Winbee’s Neo Cinema 2 ~Paradise side~ e Winbee’s Neo Cinema 3 ~Tokimeki side~;
Mitsuru Sutoh (baixo): tocou nos álbuns Kukeiha Club (cinco faixas) e Arc the Lad Original Game Sound Track (nove faixas).

P.S.: O álbum Arc the Lad Original Game Sound Track de nada tem músicas originais. Na verdade são todas arranjadas não obstante o nome.
P.S. 2: Foi o que eu consegui compilar. Devem ter mais participações ainda…
P.S. 3: Quero saber quando vão colocar no Guitar Hero a “Crisis” do T-Square. Ou “Arcadia”.

Anúncios

20 Responses to “Dias maravilhosos”


  1. 1 TG Aoshi 08/04/2008 às 5:38 pm

    Caramba! Aguardo com muita ansiedade o CD e mais ainda um DVD do show!
    Se o que vi no “20th anniversary live” do CASIOPEA e o pouco que vi do “CASIOPEA vs. T-Square” já eram animais!

    Falando em gamemusic, T-Square, CASIOPEA e Masato Honda têm “participações” interessantes no simulador coreano de bateria “NeoDrumX”.

    P.S.: Mto bom o blog! Descobri por acaso esses dias! =)
    P.S.2: Tô doido pra ver o “CASIOPEA vs. T-Square” que terminei de baixar hj! \o/

  2. 2 Junior 09/04/2008 às 1:11 am

    Pena que o Masato Honda não vai fazer essa nova turnê, só faltava ele para completar a lista de ex-integrantes da banda (segundo a foto ai em cima).
    Dou parabéns ao T-Square, assim como o Casiopea, é uma excelente banda de Jazz Fusion, são as 2 melhores bandas do mundo pra mim.
    O lançamento do novo CD do T-Square é no dia do meu aniversário, é uma pena eu não morar no Japão pra granhar esse presentão.
    Ah, tá saindo ai um box do T-Square com 43 CDs e 1 DVD, gostaria de comprar mas está faltando grana.

  3. 3 Alexei Barros 09/04/2008 às 1:29 am

    @ TG Aoshi

    Dessa eu não sabia! Vou tentar pesquisar mais sobre esse NeoDrumX. Não é de se estranhar que seja coreano, afinal as bandas J-Fusion são muito populares na Coréia do Sul. O Casiopea vs The Square Live!! é o melhor show J-Fusion de todos os tempos na minha opinião. Incomparável… Minhas preferidas, para falar duas apenas, são “Mid-Manhattan” (duas baterias em inacreditável sincronia em certa parte da música…) e a “Eccentric Games” (dois baixos!).

    @ Junior

    “Dou parabéns ao T-Square, assim como o Casiopea, é uma excelente banda de Jazz Fusion, são as 2 melhores bandas do mundo pra mim”

    Somos dois!:D

    Lamentei profundamente a ausência do Masato Honda, mas na verdade ainda tem mais gente que não está aí: Yuhji Nakamura (baixo), Yuhji Mikuriya (guitarra), Kiyohiko Semba (percussão), Michael S. Kawai, Jun Aoyama, Eiji Shimizu e Tohru Hasebe (todos bateria), Shiroh Sagisu, Junko Miyagi, Daisaku Kume, Tadashi Namba e Keiji Matsumoto (todos teclado).

    Uma coisa que fiquei inconformado é que o show de 20 anos que aconteceu em 1998 reuniu muito mais gente que esse de 30.
    Não sei se vocês viram… Dêem uma olhada no vídeo da abertura da apresentação, “Stiff Nails”, com três saxofones (aqui sim tem o Masato Honda), três baterias, quatro teclados… Fantástico!

  4. 4 TG Aoshi 09/04/2008 às 3:15 am

    Acabei de assistir o DVD! É até maldade resumir o show em uma só palavra, mas é simplismente A-N-I-M-A-L !!!
    De longe foi o melhor que já vi na minha vida!!!

    @ Alexei Barros

    Mto bom mesmo! Foram tantos momentos fodas, que não dá nem pra mencionar todos direito! =p
    Mas o solo de baixos na “Eccentric Games”, foi mto bom e mto engraçado tbm!
    A energia que eles passam nas músicas desse show é coisa do outro mundo.

    Quanto ao NeoDrumX é meio difícil de achar informações sobre… O único site bom que achei foi um coreano – qualquer coisa passo o link dele depois – onde consegui arranjar até um emulador pra ficar jogando no teclado…
    Mas tem umas máquinas dessas aqui no Brasil, uma pena é que são da primeira versão (já tem até a 9ª se não me engano).
    Quanto ao repertório, passa por uma diversidade de estilos, desde o pop, até o Jazz (mais tarde posto algumas das bandas e músicas)

    @ Junior e Alexei Barros

    Somos 3! Nem reparei que o Masato não tava aí…. é uma pena mesmo…

    Falando nisso, não que tenham feito falta, mas o “CASIOPEA vs. T-Square” teria ficado mais foda ainda se o Masato Honda e o Tetsuo Sakurai estivessem presentes..!

  5. 5 Claudio Prandoni 09/04/2008 às 5:11 am

    @Alexei
    Caramba! Acabei de assistir ao vídeo do “Stiff Nails”. A princípio foi por curiosidade para ver as três baterias atuando juntas, mas fui capturado pela sinergia musical.

    Na boa! O que é aquele som de baixo? E os saxofonistas!
    (o de camisa amarela me lembrou o Yuji Naka)

    Espero um dia poder contemplar as tantas outras obras do T-Square, como os mestres da Game Music acima.

  6. 6 Alexei Barros 09/04/2008 às 2:14 pm

    @ TG Aoshi

    Sem dúvidas o show é sensacional! Talvez possa reclamar de uma ou outra ausência no repertório, mas são detalhes. Também devo destacar um dos pontos altos, a “Fightman” tocada pelas duas bandas! O que que é aquilo? Nossa, nem me fala. Se já foi genial com aqueles instrumentistas, imagino então com o Masato Honda e o Tetsuo Sakurai… Seria mancada…

    Não deixe de passar o link do NeoDrumX, fiquei realmente curioso.

    @ Karma Prandoni 51

    Sim, quase infartei quando ouvi a entrada das três baterias em seqüência da “Stiff Nails” (aqui está apenas o áudio da música dessa mesma apresentação, mas em melhor qualidade)… Pena que a gravação do vídeo está meio tosca.

    Ah, Yuji Naka mal sabe fazer jogos direito (peguei pesado), quanto mais tocar saxofone.:P

    De fato, apreciando minimamente rock ou jazz instrumental é difícil de não gostar de alguma música do T-Square. Embora seja costumeiramente classificada como uma banda jazz fusion, ela é muito eclética, já que são muitos os compositores que passaram pelo grupo. Por exemplo, o álbum Blood Music é quase hard rock (infelizmente não muito inspirado); o CD Brasil é praticamente bossa nova; e tem muitas músicas jazzistas (sobretudo as assinadas pelo Masato Honda), com naipe de metais e tudo mais.

  7. 7 Igor 09/04/2008 às 4:55 pm

    E não é que é bom mesmo!

  8. 8 Alexei Barros 09/04/2008 às 11:49 pm

    Em breve postarei um vídeo do T-Square. Mas superar o da “Stiff Nails” é praticamente impossível.:P

  9. 9 Junior 10/04/2008 às 12:53 pm

    Ah sim, por falar em shows com sincronização de 2 ou mais instrumentos, não deixem de pegar o show 5 Stars Live do casiopea junto com o Synchronized DNA (Akira Jimbo e Hiroyuki Noritake), é um showzasso, sensacional, se vocês verem a banda tocando Universe (Disco 2), putz, coisa de louco, é um som espetacular!

  10. 10 Alexei Barros 10/04/2008 às 1:00 pm

    Ah, o Casiopea + Sync DNA – 5 Stars Live é igualmente sensacional, Júnior. Tem a “Universe” no YouTube também (Parte 1 Parte 2 Parte 3)… Numa boa, fazer uma música de 25 minutos não é para qualquer um… Isso para não mencionar o estupendo “Flash Back Medley” do Casiopea 20th de 37 minutos…

    Prometo fazer um post no futuro sobre a Casiopea e as MUITAS relações com game music também…

  11. 11 TG Aoshi 12/04/2008 às 2:31 am

    hehe! Realmente, acho q os Sul-Coreanos devem gostar bastante do J-Fusion. Já vi um site coreano sobre o assunto (pena que não sei ler coreano, pois o site tem informações em abundância), além dos show de J-Fusion na Coréia!

    Bom, como prometi vou falar do NeoDrumX. \o/
    Quanto ao site que mencionei (www.neosolo.co.kr) e o site oficial (www.omicron.co.kr), não são tão úteis porque estão em coreano. Mas foi do NeoSolo que eu consegui o emulador e algumas das músicas pra poder jogar um pouco, além disso (se vc conseguir achar), há uma relação com as músicas presentes nas versões mais recentes do simulador.

    Bom fiz um apanhado das mais relevantes aqui pro blog – Fora isso ainda tem mta coisa! Pra quem curte J-music é um prato cheio! E pra quem nem conhece tbm é um prato cheio =p! – vamos lá:

    T-Square:
    – MEGALITH
    – Pioggia di Capri
    – BAD MOON
    – Yuh-Ja
    – Copacabana
    – Naughty Boy
    – Prince Vlad

    CASIOPEA:
    – Shocking Function
    – In the Memory

    Masato Honda – After School like Sunday

    Mitsuru Sutoh – Super * G

    Guilty Gear XX (Daisuke Ishiwatari? Eu não sei o nome do compositor…):
    – Blue Water Blue Sky
    – Write in Pain

    Uma coisa que acho interessante nesse jogo, é que, ao contrário de outros simuladores de batera (tipo o DrumMania), ele possui músicas pra todos os gostos: além de pop, rock e eletrônico, tem Jazz e Fusion (não só japonês!), metal (do mais tradicional, passando pelo melódico e indo até o progressivo), Ska, Soul, e outros estilos.
    Outro detalhe, é que apesar de todas as músicas serem simplificadas, devido ao drumset da máquina ser limitado – Pra quem entende, são dois tons, um crash (que as vezes serve de ride), um hi-hat/chimbal (sem pedal), a caixa e um bumbo – o desafio de tocar algumas delas é imenso (imenso MESMO!), ainda mais por ser tratar de uma experiência muito mais próxima ao real do que o “Guitar Hero” por exemplo.

    Bom, dava pra falar mto mais, mas acho que fico por aqui! =p
    Qualquer coisa é só perguntar! =D

    P.S.: Bom, o drumset é limitado em termos, tem músicas em que ele faz mais do que o necessário, além disso, perto do set do RockBand é completo! (Esse aí sim é um lixo, hein?) =p

  12. 12 Alexei Barros 14/04/2008 às 12:10 am

    Fantástico, TG Aoshi.

    Assim que ficar menos atolado darei uma conferida no NeoDrumX. Impressionei-me com o set list, afinal a “Prince Vlad” é relativamente recente, do álbum Blood Music de 2006. Mas bem que podia ter também a “Mid-Manhattan” do Casiopea, a própria “Stiff Nails” do T-Square…

  13. 13 Junior 14/04/2008 às 9:33 pm

    Olha ai o Universe completo:
    http://video.aol.com/video-detail/casiopea-universe/602040609

    Vale apena conferir esse musicão!

  14. 14 Alexei Barros 14/04/2008 às 10:09 pm

    Valeu pelo link, Junior! Muito melhor do que vê-lo em três partes separadas.

    Essa música é uma das maiores obras-primas do Issei Noro, que a compôs para deixá-la com 25 minutos em alusão aos 25 anos do Casiopea comemorados em 2004. Imperdível!

    Queria ver alguém ter a manha de colocá-la no Guitar Hero!:P

  15. 15 Junior 14/04/2008 às 11:07 pm

    Ô pessoal, tava falando com o Alexei sobre um episódio do Jaspion que tem 2 músicas do T-Square do disco RESORT de 1985, o episódio é Juventude Ameaçadora, consegui achar no Youtube:

    http://br.youtube.com/results?search_query=jaspion+juventude+amea%C3%A7adora&search_type=


  1. 1 “Vette Lug” - Gran Turismo 4 (Live Passion Flower) « Hadouken Trackback em 17/05/2008 às 11:37 pm
  2. 2 “Medley” - Gran Turismo (United Live in Seoul) « Hadouken Trackback em 20/06/2008 às 5:59 pm
  3. 3 DVD do T-Square em setembro e sem “Moon Over the Castle” « Hadouken Trackback em 09/08/2008 às 3:25 pm
  4. 4 “Moon Over the Castle” – Gran Turismo (vídeo promocional / Session ‘98) « Hadouken Trackback em 10/12/2008 às 7:36 pm
  5. 5 O verdadeiro show de 30 anos do T-Square « Hadouken Trackback em 22/01/2009 às 1:24 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: