Música a vapor

Por Alexei Barros

Você sabe que a maldição do vaporware (tupperware?) infesta os jogos (coluna Pixels Mortos no Continue, por Pranda 51) e consoles (“Galeria dos cancelados” na EGM Brasil #63, texto do Douglas Pereira). Produtos que são anunciados e nunca se tornaram realidade. O que provavelmente desconhece é que tal praga também acomete game music. Eu nunca ouvi falar de algum CD cancelado, mas depois de revolver entrevistas, fóruns e sites percebi que há três álbuns (muito promissores) que foram apregoados há certo tempo e até agora não passaram de imaginação. Por pouco que o The Black Mages III não entra nessa lista…

Final Fantasy XII Piano Score

aaffxii.jpgEm 1992, a Square iniciou uma tradição que inspirou nomes como Marting Leung, Michael Gluck, Daniel Brown e Gustavo Hitzschky. Músicas da série Final Fantasy interpretadas em solos de piano. Muitos arranjaram, muitos tocaram. No arranjo, Shiro Satou (FFIV e V), Reiko Nomura (FFVI), Shiro Hamaguchi (FFVII, VIII e IX), Masashi Hamauzu (FFX) e Takahito Eguchi, Noriko Matsueda, Hiroko Kokubu, Masahiro Sayama e Febian Reza Pane (FFX-2).

No piano, Toshiyuki Mori (FFIV e V), Reiko Nomura (FFVI), Seiji Honda (FFVII), Shinko Ogata (FFVIII), Louis Leerink (FFIX), Aki Kuroda (FFX) e Shinko Ogata, Hiroko Kokubu, Masahiro Sayama e Febian Reza Pane (FFX-2). Quaisquer sejam as pessoas envolvidas, do FFIV ao X-2 havia coletâneas desse tipo.

O hábito parecia ter acabado com FFXI quando a Square Enix colocou como bônus uma antologia inédita no piano na Final Fantasy XI Original Soundtrack Premium Box, com arranjo de Naoshi Mizuta e performance de Kasumi Oga e Ayumi Iga (algumas músicas a quatro mãos). Como no FFXII a participação do Uematsu é de apenas o tema, fiquei com a impressão de que não teríamos a compilação no piano desse capítulo. Eis que no dia 18 de setembro de 2006 o site do Hitoshi Sakimoto, principal compositor do FFXII, preconiza o CD Final Fantasy XII Original Soundtrack Piano Score, sem a revelação do arranjador e com a informação de que contaria com algumas peças do Hayato Matsuo e do Masaharu Iwata. Mais inacreditável é que o álbum teria 50 faixas – exatamente a metade da OST -, superando, de longe, todas as coletâneas anteriores (a maior, do FFX, tinha 15; enquanto FFIX e FFIX, 14; FFV, VI, VII, VIII, 13; FF X-2, 12, e FFXI, 10). Não havia sido especificada a data de lançamento e a expectativa é que seria lançado até o final de 2006. Estamos em 2008 e onde está?

Pelas informações ditas na página, o álbum cometeria um pecado grave. Se fossem confirmadas apenas as músicas do Ogre Trio (a trinca supracitada que havia feito a trilha de Ogre Battle), não haveria a canção “Kiss Me Good-Bye” do Nobuo Uematsu, interpretada por Angela Aki na voz e no piano. De todas as cantoras que já passaram pela série FF, apenas Aki tocou algum instrumento. Haveria alguém mais perfeita que ela, exímia pianista, para arranjar e tocar esta e o álbum inteiro?

Ela não gravou, mas o Michael Gluck, vulgo Piano Squall, já fez uma bela, embora não tão surpreendente, versão instrumental da “Kiss Me Good-Bye”.

[ATUALIZAÇÃO] Na realidade, a Piano Collections do Final Fantasy XII jamais foi anunciada. A notícia do site oficial do Hitoshi Sakimoto se referia à coleção de partituras para piano de 50 músicas do jogo, já que a palavra “score” pode ser traduzida tanto para trilha sonora como para partitura.

Chrono Cross Arrange Album

cc.jpgO Yasunori Mitsuda gosta mesmo de álbuns com arranjos, como Chrono Trigger Arranged Version: The Brink of Time e CREID – Yasunori Mitsuda & Millennial Fair, só que ambos saíram no exato ano de lançamento dos jogos – 1995 e 1998. O magnânimo Chrono Cross chegou em 2000 e, seis anos depois, em entrevista ao site N-Sider, Mitsuda diz que faria o Chrono Cross Arrange Soundtrack com um som mais acústico e que aportaria nas prateleiras até o final de 2006. Em outra, ao site PALGN, em outubro de 2006, disse que publicaria no próximo ano, 2007… Cadê?

Eu não estranharia, levando em conta o que o Mitsuda disse, que o tal CD fosse tocado por alguns dos instrumentistas da Orquestra Sinfônica Eminence, do concerto australiano A Night in Fantasia, pois recentemente o grupo gravou o álbum Passion, com três músicas do estupendo Chrono Cross executadas que puxavam para o acústico, no estilo celta, com violas, violinos e violão: “Scars of Time” (o espetacular tema de abertura), “On the Beach of Dreams ~ Another World” (o fabuloso tema do mundo paralelo Another World) e “Radical Dreamers” (o genial tema de encerramento). Se um dia o álbum for mesmo lançado acho que não vai ser muito diferente destas.

Video Games Live: Greatest Hits – Volume One

videogameslive.jpgInicialmente 19 de outubro de 2007. Depois 25 de dezembro de 2007. Março de 2008. Agora primeiro de abril. Virou mentira pelo jeito. A gravação oficial do VGL, Video Games Live: Greatest Hits – Volume One, foi adiada tantas vezes que há quem ache que o álbum foi cancelado, pois o site até parou de promovê-lo aparentemente. Pelo que dizem em sites e fóruns, a razão para o percalço são imbróglios com a Square Enix e a Nintendo por conta de cinco faixas do CD, “The Legend of Zelda Symphonic Suite”, “Super Mario Bros. Symphonic Suite” e Mario Piano Medley pelo lado da Big N, e “Final Fantasy Piano Medley” e “One-Winged Angel” da gigante dos RPGs. Pelo que consta nos sites, o disco seria lançado hoje – outros listam amanhã -, mas parece que ainda não será desta vez que poderemos abandonar os bootlegs de qualidade pífia.

27 Responses to “Música a vapor”


  1. 1 geraldofigueras 01/04/2008 às 4:21 pm

    Grande Alexei, ainda por cima não são quaisquer álbuns, e sim, na minha aposta, três grandes discos (apesar de, particularmente, achar mais interessante o DVD do VGL).

    Uma informação interessante que eu desconhecia era da lineup de músicas do FFX-2. Sempre achei ele a ovelha negra da família, com arranjos desinteressantes para canções que já eram originalmente… insípidas, pra ser educado. Lendo o teu post, finalmente compreendi. Eu sou da turma dos que não acredita em romances literários e solos de piano feitos com mais de duas mãos, então, tá explicado.

    E eu quero Phoenix Wright Piano Collection!

  2. 2 Alexei Barros 01/04/2008 às 4:40 pm

    Fala, Geraldo!

    Boa lembrança do DVD. Para falar a verdade, eu não sei que fim teve! Quem sabe também foi cancelado e a gente nem soube…:(

    Em relação ao FF-X2, talvez tenha ficado meio confuso no texto, mas, apesar de termos 4 pianistas diferentes nessa Piano Collection, todas as músicas são solos de piano. Ou seja, eles apenas se revezam entre as dez faixas. Pelo que entendi, apenas na FFXI é que há músicas (duas) tocadas a quatro mãos.

    E sou totalmente a favor desta Phoenix Wright Piano Collection! Falando em Capcom, se até o Okami, que foi um fracasso comercial, teve o Okami Piano Arrange, por que os advogados também não podem?:P

  3. 3 geraldofigueras 01/04/2008 às 5:08 pm

    Ih, na verdade fui eu que fiz um texto confuso. Quando critiquei o X-2 quis falar que as “quatro mãos” (ou mais) deixam o disco com um formato pouco coeso, parecido com aquelas coletâneas de “tributo a banda tal”. E para um disco de piano solo, me encomoda bastante.

    E foi o que eu pensei: se Okami teve, por que não o Phoenix!

  4. 4 Alexei Barros 01/04/2008 às 5:13 pm

    Ah, agora saquei. Eu que havia entendido mal. Muito bem apontado. De fato, o FF-X2 e o FFXI são as únicas Piano Collections a ter mais de um pianista. Para falar a verdade, não consigo nem considerar o X-2 como parte da série principal…:P

  5. 5 Igor 01/04/2008 às 9:43 pm

    Eu gosto muito das “Piano Collections” dos FF em geral. Apesar de não ter jogado o XII, nem ao menos escutado a trilha, é triste que o album não tenha saído mesmo.

    Já o Chrono, esse é o pior. Não gosto muito de comparações mas acho o Yasunori Mitsuda tão bom, se não melhor, que o Uematsu. As trilhas de CT e CC são verdadeiros marcos da game music. Além do que, a Time Scar interpretada pela Eminence é de arrepiar, o que dá um gostinho do que poderia vir a ser o tal CD. Mas, apesar disso eu gosto bastante do Brik of the Time, mesmo ele sendo meio 8 ou 80, com umas músicas FODAS e outras bem dispensáveis.

    E o da VGL, esse pelo jeito vai trilhar o caminho do Duke Nukem Forever heheh. Só que a perda não é tão grande porque a maioria das músicas são bem manjadas e você consegue encontrar boas versões orquestradas em outros lugares.

    Por último (não quero me estender mais ainda =p), eu nunca joguei o Phoenix Wright. A trilha é boa mesmo? Lembro de ter lido algo sobre um arranjo para Jazz, mas nunca mais ouvi nada sobre…

  6. 6 Alexei Barros 01/04/2008 às 10:29 pm

    Eu não citei no texto, mas uma música que teria curiosidade para ouvir arranjada no piano é a Symphonic Poem “Hope”, para mim a melhor da trilha do Final Fantasy XII, e que até os compositores Taro Hakase e o Yuji Toriyama tocaram ao vivo neste vídeo.

    Assino embaixo, Igor. CT e CC são marcos da game music. Acho genial a forma como a trilha do CC faz referência às faixas do CT também, a exemplo do tema do Home World que alude à música principal do CT e assim por diante. Minha única ressalva para o Yasunori Mitsuda é que depois desses dois e do Xenogears e Xenosaga ele não fez trilhas tão representativas. Posso estar sendo injusto, porém fico com a impressão que há um bom tempo que não compõe uma faixa épica do naipe da “Scars of Time”, por exemplo.

    Igor, a trilha do Phoenix Wright não é boa. É sensacional. Recomendo não só o Gyakuten Saiban Jazz Album ~Gyakuten Meets Jazz Soul~, como o Gyakuten Saiban Orchestra Album ~Gyakuten Meets Orchestra~.

  7. 7 geraldofigueras 01/04/2008 às 11:14 pm

    Salientando sobre o Phoenix Wright: os álbuns com os arranjos jazz, orquestra, e até o Cadenza, são sim arranjos excelentes. Mas são arranjos excelentes de uma trilha original excelente. Jogando a série, no momento em que você se acostuma com o bom e velho sintezador do Game Boy Advance, você nota a qualidade das composições. Courtroom Lounge, Trial, Objection 2001, Cornered, Turnabout Sisters, The Steel Samurai… é muita coisa boa.

    Nossa, quase não sou fã do jogo.

  8. 8 Alexei Barros 01/04/2008 às 11:24 pm

    Boa lembrança do Cadenza, Geraldo. Recentemente a banda japonesa de fãs responsável pelo álbum, Magical Trick Society, lançou um CD muito bom também, com músicas do Gradius e Salamander remixadas, chamado Energy Force -GRADIUS & SALAMANDER-.

  9. 9 Kaio 02/04/2008 às 9:14 am

    CT e CC são insuperáveis mesmo…

    Pena não ter Piano Collections oficiais deles, mas tem uns projetos de fans que são muito bons, não tenho os links aqui agora, to no trabalho, mas assim que chegar em casa ou na faculdade eu coloco aqui.

    Os albuns de orquestra e jazz do Phoenix são demais, fazem jus ao compositor, sou fã do Iwadare desde Grandia.

    E do FFXII Piano Score, há um tempo, estava eu mexendo no Last.fm e vejo, para minha surpresa, disponível pra download essas mesmas 50 faixas arranjadas em piano. Parei tudo que estava fazendo e baixei na hora.

    Não sei se ainda está disponível, mas se não estiver (tenho que procurar), tento upar em algum share da vida.

  10. 10 Alexei Barros 02/04/2008 às 10:52 am

    Kaio, não deixe de compartilhar!:P De músicas no piano da série Chrono só conheço o medley do CC do Martin Leung no VGL e o tema do Frog interpretado pelo Piano Squall.

    Caramba, mas se esses arquivos existirem de fato, deve ser feito por algum fã porque o FFXII Piano Score não há está catalogado nos sites. A não ser que o Hitoshi Sakimoto tenha feito em segredo.:P

    Igor, uma coisa que esqueci de falar. Concordo que a perda do CD do VGL não seria tão grande. Mas há uma que queria ouvir em boa qualidade:o medley orquestrado do Sonic, esse sim totalmente exclusivo do show do Tommy Tallarico e do Martin Leung.

  11. 11 Kaio 02/04/2008 às 12:31 pm

    E eu achei. Só que o nome do album está como FFXII Piano OST, não Score. Agora sei lá se é a mesma coisa ou não.

    http://www.lastfm.pt/music/Various+Artists/Final+Fantasy+XII+-+Piano+OST

    E do CT e CC, em versão piano:

    http://www.squaresound.com/arrangements/projects.php

    O único porém é que os projetos estão incopletos ainda… e o do CT, além de faltar a Battle with Magus, parece-me que não está disponível em mp3, só em midi, estranho, porque quando baixei, foi tudo em mp3. Qualquer coisa, vou tentar upar em casa.

  12. 12 Kaio 02/04/2008 às 12:34 pm

    Ah… lendo agora um dos comentários sobre o FFXII Piano, é realmente um trabalho de fans…

    Mas ainda assim, vale a pena =P

  13. 13 Alexei Barros 02/04/2008 às 1:26 pm

    Ah! Mas não deixe de compartilhar!:P

  14. 14 Igor 02/04/2008 às 2:13 pm

    Falando de coisas de fans, o Chrono Symphonic (http://chrono.ocremix.org/)é bom também, apesar de não ser exatamente fiel às faixas.

    É verdade, o medley do Sonic é foda. Foi o que mais me emocionou no VGL ao lado do Magical Sound Shower do Outrun hehe… Aliás, a Sega Sound Team Band não faz mais apresentações?

    E eu vou dar um jeito de escutar essa do PW então, mesmo sem ter jogado o jogo.

  15. 15 Alexei Barros 02/04/2008 às 2:40 pm

    E veja você, Igor, eu não sou lá um grande fã do Chrono Symphonic.:P Não sei se pelo mesmo problema que o Geraldo falou na FFX-2 Piano Collection, mas como é muita gente envolvida a maioria acaba não saindo tão boa assim. Uma faixa que dou o braço a torcer, entretanto, é a “Darkest Omen”, remix da “Black Omen”.

    Sobre a S.S.T. Band, ela acabou em 1993. Curiosamente, os ex-integrantes só melhoraram depois da dissolução da banda. Os tecladistas Takenobu Mitsuyoshi e o Hiroshi Miyauchi agora formam a excepcional H., que para mim já é melhor do que a S.S.T. Diferentemente de antes, agora há metais. Trompete e / ou sax sempre conferem um tempero a mais nos arranjos. Dá uma olhada aqui para ver em quais álbuns eles já participaram.

    Outro ex-membro que destaco é o guitarrista Koichi Namiki. Ele arranjou quatro faixas no álbum GALAXY FORCE II & Thunder Blade ORIGINAL SOUND TRACK e outras quatro no SUPER HANG-ON 20th Anniversary Collection. Todas fantásticas!

    P.S.: Em 2008 a S.S.T. comemoraria 20 anos de aniversário. Quem sabe eles não lançam algum CD especial (como quando aconteceu em 2003, dez anos depois do fim do grupo na coletânea Back in the S.S.T. Band!! ~The Very Best~) ou, o que certamente me levaria a um infarto, um show com todos os membros que já passaram pela banda.

  16. 16 Alexei Barros 02/04/2008 às 2:55 pm

    Valeu, Kaio! Vou tentar ouvi-los!

  17. 17 Kaio 02/04/2008 às 5:27 pm

    E eu preciso ouvir mais música fora do círculo dos RPGs…

    A OST do SSB Brawl vai ajudar.

    E do Chrono Symphonic, eu também não sou fã pelas faixas estarem misturadas, não fiéis as originais.

  18. 18 Igor 02/04/2008 às 6:12 pm

    Pois é, mas a idéia da Chrono Symphonic era fazer uma soundtrack para um filme, e não remixar as faixas originais. Mas eu entendo que vocês não gostem muito, não são os únicos. =P

  19. 19 Gustavo Hitzschky 03/04/2008 às 1:45 am

    QUE QUE ISSO?
    Fico dois dias sem vir ao Hadouken e sou fulminado com a informação de que a Square me inspirou. Logo a mim, que pensava que as teclas dos pianos não passam de bolachas wafer gigantes…é por isso que sou banguela.

  20. 20 Alexei Barros 03/04/2008 às 4:20 pm

    @ Kaio

    Ouvi parte do FFXII Piano Score e, apesar de algumas passagens não lá muito inspiradas, eu gostei do pouco que ouvi.

    @Igor

    Boa lembrança essa Igor, que o Chrono Symphonic era para ilustrar um hipotético filme do Chrono Trigger. Tinha me esquecido disso.

    @Mestre

    HAUHAUAHUAHUAHUHAUAHUHA

    aaaaaaaaaaaaa….

    Quanta modéstia!


  1. 1 Galáxia em áudio e video « Hadouken Trackback em 12/04/2008 às 11:24 pm
  2. 2 Novo track list do VGL Greatest Hits - Volume One « Hadouken Trackback em 24/06/2008 às 4:43 pm
  3. 3 Novo track list do VGL Greatest Hits - Volume One « Hadouken Trackback em 24/06/2008 às 4:54 pm
  4. 4 Video Games Live Greatest Hits Vol. One é lançado… Na iTunes Store « Hadouken Trackback em 01/07/2008 às 11:06 pm
  5. 5 Acredite se quiser: sample de Chrono Cross Arrange Album « Hadouken Trackback em 22/12/2008 às 9:57 pm
  6. 6 Yasunori Mitsuda: uma entrevista esclarecedora « Hadouken Trackback em 18/08/2009 às 11:05 pm
  7. 7 Chrono Cross Arrange Album: agora vai | Hadouken Trackback em 06/10/2015 às 2:38 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: