“Moon Over the Castle” – Gran Turismo (Passion Flower Live)

t-squaregt.jpgPor Alexei Barros

Opa, mais uma música de videogame em um concerto não-gamístico. Maravilhas que só aparecem no Japão. Masahiro Andoh é relativamente conhecido no mundo de game music porque é o autor do tema da série Gran Turismo, “Moon Over the Castle”. Mas pouca gente sabe (creio eu) que ele fez as trilhas da trilogia de RPGs do PlayStation, Arc the Lad, e foi o produtor do álbum de estréia do grupo musical da Konami, Kukeiha Club.

Mais do que tudo, é o guitarrista e líder da banda T-Square, que completa em 2008 nada menos do que…30 anos!!!!!!! Tão famosa, mas tão famosa no ocidente que sequer há um artigo sobre ela no Wikipedia em inglês. Lamentável. Entre bilhares de coisas, o T-Square é responsável: pelo tema de abertura das transmissões de F-1 do canal Fuji, “Truth”, presente no álbum homônimo de 1987; pelo tema da vitória do Ayrton Senna nessas transmissões, “Faces”, que consta no disco Impressive de 1992; pelo CD especial em tributo ao Ayrton Senna chamado Solitude em 1994; e ainda por cima por publicar um álbum intitulado Brasil em 2001… Só isso. Nada a ver com automobilismo. Nada a ver com o Brasil. Fora que eu nem falei das diversas participações dos integrantes e ex-integrantes do T-Square em álbuns de game music… Além disso, como mostra a foto acima, a banda também toca em eventos promocionais do Gran Turismo no Japão.

Finalmente chegamos ao vídeo: a performance é do DVD Passion Flower Live lançado em 2005. Eis que quase no fim do show surge a famigerada “Moon Over the Castle”, que, quando tocada pelo T-Square, é conhecida como “Knight’s Song”. No caso essa é a “Knight’s Song~Generation 3~”, um dos muitos arranjos da música.

Para falar a verdade, eu até gosto mais das versões dos jogos (em especial, do GT2). Enquanto nos games o tema é tocado pela guitarra base e a guitarra solo, quem faz a vez da segunda no T-Square é o instrumento de sopro eletrônico EWI (Electronic Wind Instrument). A primeira é mais rock e o outra é mais fusion, enfim. Porém, só por ser de uma apresentação ao vivo da “Moon Over the Castle” e ainda em um show não-gamístico já é fantástico. Compensa minha decepção com o A Night in Fantasia 2005, em que fraudulentamente executaram apenas a introdução operística da “Moon Over the Castle” do GT4.

14 Responses to ““Moon Over the Castle” – Gran Turismo (Passion Flower Live)”


  1. 1 Junior 23/02/2008 às 4:45 pm

    T-Square é sensasional, eu amo essa banda, tenho uns shows e mp3 da banda aqui, uma obra de arte da música em geral, assim como o Casiopea, outra banda famosa e muito excelente, além do mais tem um show do T-Square junto com o Casiopea que sem dúvida é um dos melhores shows que assisti na minha vida.
    Infelizmente como você disse, é muito difícil achar informações em inglês dessa banda maravilhosa.
    T-Square é show de bola, Fusion para sempre!
    Masahiro Andoh e Issei Noro (guitarrista e compositor do Casiopea) são mestres da música em geral.

  2. 2 Alexei Barros 24/02/2008 às 11:09 am

    Caramba, vai começar a chover canivetes! Outro brasileiro fã de J-Fusion! Assim como você sou aficionado pelo T-Square e Casiopea. Quando tocam juntos então…

    Minha expectativa é saber o que o T-Square vai preparar para o show de aniversário de 30 anos que acontece ainda em 2008 e pelo retorno do Casiopea. Apesar de os membros terem lançado vários CDs solo (saiu faz pouco tempo o álbum novo do Issei Noro, Inner Times), a banda está parada desde julho de 2006.

    Abraço!

  3. 3 Doroti Cheslak 17/01/2009 às 3:56 pm

    Sou fã do Casiopea e principalmente de Issei Noro desde
    1988, quando eles estiveram aqui em Curitiba e eu trabalhava
    na empresa que patrocinou o show deles e tive o prazer de assistir
    o show deles também em São Paulo(junto com Gilberto Gil e Pepeu Gomes)foi o máximo e Rio de janeiro, desde então me apaixonei pela
    banda. Dessa turnê originou o album World Live´88 inclusive tenho
    o LP original e cassete tape Euphony autografada que ganhei deles.
    Por favor se alguem tiver alguma notícia deles me informem, pois
    fiquei muito triste quando soube que a banda havia parado por um
    tempo, por outro lado fico contente que o Mestre Issei Noro ainda
    está na ativa com seus albuns solos.
    Eu preciso de informações do album VIDA do Issei de 1989.Obrigada.
    Abraços

  4. 4 Junior 17/01/2009 às 4:06 pm

    Meu Deus, quando esse show passou por aqui pelo Brasil só tinha somente 8 anos, quem me dera estar na sua pele Doroti, pra ver o quarteto tocando ao vivo!

  5. 5 Doroti Cheslak 17/01/2009 às 4:42 pm

    Junior,

    Foi realmente emocionante, eletrizante, extremeceu o Teatro Guaira
    e balançou com todos os expectadores, fiquei de queixo caído, pois
    até então eu nunca tinha ouvido falar desta banda(nem pergunte minha
    idade)hihihi. Mas deixou saudades, nunca vou esquecer deles em toda
    a minha vida, pois além de tudo eles são muito simpáticos,queridos, atenciosos,são simples/humildes quero dizer eles não são esnobes e
    acredito pelo que eu vi, eles continuam assim. Eu é que fiquei orgulhosa ou melhor honrada em ter tido essa oportunidade esse privilégio de vê-los ao vivo e a cores, entrar no camarim deles junto com Gilberto Gil(que trouxe eles para o Brasil)e Pepeu Gomes,acompanhá-los em entrevistas coletivas com a imprensa, recepcioná-los no aeroporto, almoçar com a banda aqui no Brasil,foi INDESCRITÍVEL a emoção, mas quem sabe um dia eles retornem, vamos aguardar.Me mande notícias também.

    Abraços.

  6. 6 Alexei Barros 17/01/2009 às 6:51 pm

    @ Doroti

    Que fantástico!!! Já ouvi falar de pessoas que assistiram algum dos lendários shows do Casiopea em solo nacional, mas não esperava por alguém que tivesse relação tão próxima com o quarteto então formado por Issei Noro, Minoru Mukaiya, Akira Jimbo e Tetsuo Sakurai. Em 1988, o Junior tinha oito e eu estava com quatro anos somente. Conheci a banda somente nos idos de 2005 e 2006, e virei fã, mais ainda por saber das várias participações em álguns de game music e até mesmo influenciando compositores.

    Por conta da barreira do idioma, fica difícil saber o que aconteceu. Até onde eu sei foi assim: em julho de 2006 o Issei Noro estava meio cansado, e decidiu dar um tempo para o grupo. Não necessariamente acabar com tudo, apenas descansar. Aí no começo de 2008 ele lançou o álbum solo Inner Times, dando uma esperança que o Casiopea possa voltar. Minha expectativa, Doroti, é que eles retornem em 2009, porque esse ano a banda completa 30 anos de existência – considerando a fase profissional, desde o lançamento do álbum Casiopea em 1979.

    Por fim, eu disponibilizo para você baixar o álbum VIDA aqui, mesmo porque já saiu de catálogo. Eventualmente eu falarei de novidades do mundo J-Fusion no Hadouken, mas o Junior tem um blog dedicado, o J-Fusion Brazil Blog, em que eu posto vídeos também.

    Ah, se você tiver fotos do show ou mesmo dos seus artigos raros e autografados, não hesite em enviá-los para o e-mail que está na aba contato ali em cima. Queria muito poder vê-los, fiquei curioso.

  7. 7 Junior 17/01/2009 às 10:45 pm

    Doroti você me surpreendeu agora, meu Deus, estava de frente com todos eles ao vivo e a cores.
    Deve ser uma imensa honra estar passando um tempo com esses grandes astros do J-Fusion de todos os tempos.
    Fico grato por passar essas claras informações sobre a turnê do Casiopea aqui no país. Ah, não esqueça de acessar o meu blog citado pelo Alexei, eu e ele sempre postamos algumas novidades do Casiopea e outras bandas do gênero. Aliás, dá uma olhada lá no blog que coloquei um video do Casiopea tocando com o Gilberto Gil e CIA. Você deve lembrar disso.
    Abraços amiga, que você seja mais um novo membro desse ótimo gênero musical.

  8. 8 Doroti Cheslak 22/01/2009 às 7:06 pm

    Alexei,

    Obrigada por disponibilizar o álbum VIDA,fiquei muito contente,pois
    eu estava muito curiosa, pois o Issei já havia me falado que iria compor um álbum inspirado “aqui no Brasil…”, pode ver que até o nome é em português,eu sei que já saiu de catálogo, mas como eu faço para comprar este cd? preciso também de informações sobre o album Places do Casiopea, onde tem a música Teatro Saudade, se alguém souber por favor me informe.
    Alexei, obrigada pelas valiosas informações, para mim foi muito importante, você não imagina o quanto. Vou te mandar umas fotos e algum material que eu tenho, para o JUNIOR também.
    Tenho guardada até hoje palheta personalizada do Issei com a estrela Casiopea, que ganhei do Issei Noro, guardo com muito carinho.
    Qualquer informação me avise, obrigada por tudo. Até a próxima.

  9. 9 Alexei Barros 22/01/2009 às 7:55 pm

    @ Doroti

    Realmente encontrar hoje o VIDA deve ser bastante difícil, Doroti, como vai fazer 20 anos que o CD foi lançado. Talvez só em sites de leilão. Quem sabe o Ebay.

    Quer ouvir a “Teatro Saudade” do Places? Aqui está o link para o download do álbum. Talvez você já saiba de tudo o que vou dizer. Também tem essas músicas com nomes em português do Casiopea:

    “Samba Mania” (Sun Sun, 1986)
    “Me Espere” (Platinum, 1987 – essa aqui cantada pelo Djavan)
    “Nostalgia” (The Party, 1990)
    “Momento Memorial” (Active, 1992)

    E, quando puder, envie as fotos para mim ou para o Junior! São relíquias!


  1. 1 “Drive You Crazy” - Gran Turismo 4 (United Live in Seoul) « Hadouken Trackback em 31/01/2008 às 1:40 am
  2. 2 Músicas que não podem faltar no Rock Band « Hadouken Trackback em 29/03/2008 às 6:19 pm
  3. 3 Dias maravilhosos « Hadouken Trackback em 08/04/2008 às 8:57 am
  4. 4 “Moon Over the Castle” – Gran Turismo (vídeo promocional / Session ‘98) « Hadouken Trackback em 20/08/2008 às 6:18 pm
  5. 5 “Moon Over the Castle” – Gran Turismo 4 (Games in Concert 2) « Hadouken Trackback em 04/11/2009 às 3:45 pm

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

