Hirokazu “Hip” Tanaka joins the Brawl!

hirokazu-tanaka1.jpg

Por Alexei Barros

Eu já não sei mais o que esperar das atualizações do blog do Super Smash Bros. Brawl. Se não bastassem todas aquelas novidades bombásticas, no dia 27 de novembro o diretor do jogo, Masahiro Sakurai, anunciou a incursão na luta de um novo músico: o lendário Hirokazu “Hip” Tanaka, que não estava arrolado na monumental relação inicial.

Caso você nunca ter ouvido falar dele, saiba que o que Koji Kondo representa para Mario e Zelda, Tanaka é para Metroid. Com uma pequena vantagem: quando Kondo ingressou na Nintendo em 1983, Tanaka já estava trabalhando na Big N desde 1980.

Mas não é só Metroid: ainda é de sua autoria as memoráveis melodias de Kid Icarus, Balloon Fight, Urban Champion, Duck Hunt, Wrecking Crew, Super Mario Land, Dr. Mario, além de Mother, Earthbound e Mario Paint, as quais fez na companhia de outras pessoas.

Para completar, é polivalente. Tanaka é responsável pelos projetos da câmera e da impressora do Game Boy e atualmente é presidente da empresa Creatures Inc., que faz os cards de Pokémon.

O talento de um gênio desses não pode ser desperdiçado. Obviamente, seria impossível ter músicas de jogos clássicos da Nintendo sem abranger pelo menos uma composição dele, como já havia acontecido com o tema de Kid Icarus remixado por Shogo Sakai – aliás, um que vem despontando.

A novidade é que Tanaka produziu um arranjo inédito, simplesmente do Donkey Kong de 1981, com efeitos eletrônicos, baixo funkeado, batidas de bateria e sons 8-bits. Não poderia haver ninguém melhor que ele, o responsável na época pelos efeitos sonoros desse mitológico arcade (sim, Tanaka também fez isso).

donkey-kong.jpg

P.S.1: Apesar de na página oficial estar creditado o nome de Yukio Kaneoka, tenho minhas dúvidas de que o compositor da música do Donkey Kong seria…Quem? Quem? Quem? Shigeru Miyamoto!

Veja o que está escrito no encarte do VGL na página do “Classic Arcade Medley”:

“The catchy, hum-able tunes from Nintendo’s Donkey Kong, composed by videogame designer Shigeru Miyamoto himself…”

E o que diz um artigo sobre a história da game music no Gamespot:

“Donkey Kong: Nintendo’s blockbuster arcade game features another winning sound design. Shigeru Miyamoto created the music himself on a small electronic keyboard”.

Supostamente, Yukio Kaneoka teria feito apenas a música da tela-título da versão de NES, que não é essa remixada por Hirokazu Tanaka, e sim aquela que também toca na vitrola a manivela do Cranky Kong na introdução da faixa de abertura do Donkey Kong Country (ah, saudades…):

P.S.2: Ou melhor, eu sei sim o que esperar: só quero saber quando vão revelar o arranjo do Yuzo Koshiro do tema de Green Hill Zone…Afinidade com o Sonic ele já tem, afinal foi o compositor da versão de Game Gear do primeiro e também fez o arranjo orquestrado no PLAY!…

Anúncios

4 Responses to “Hirokazu “Hip” Tanaka joins the Brawl!”


  1. 1 Rodrigo Oliveira 01/12/2007 às 1:55 pm

    Ah meus velhos tempos de 8-bits…

  2. 2 Rodrigo 03/12/2007 às 10:27 am

    Sem falar que ele também é o cosplayer oficial de Severo Snape no Japão…


  1. 1 Músicos polivalentes « Hadouken Trackback em 21/12/2007 às 1:11 pm
  2. 2 Contagem Regressiva - Smash Bros. Brawl - Nº 2 « Hadouken Trackback em 31/01/2008 às 2:03 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: