“Scars of Time” – Chrono Cross (A Night in Fantasia 2007)

Por Alexei Barros

Eis o vídeo da performance orquestrada no A Night in Fantasia 2007 do lendário tema de abertura do Chrono Cross. “Scars of Time”, aquela que é tocada só no piano por Martin Leung no Video Games Live e Tommy Tallarico acha que já é o suficiente.

– Apenas para constar, penso que o baixo elétrico fez uma falta tremenda nessa versão ao vivo. Ouça a original que é mostrada no introito do jogo e veja se concorda comigo.

– Os responsáveis por esse concerto australiano de game music vêm se destacando ultimamente. O fundador e spalla da Eminence Symphony Orchestra, o japonês Hiroaki Yura, de apenas 26 anos (esse que sola violino no vídeo a partir de 1:42), tocou também na versão original de “GrimGrimoire Main Theme”, composta por Hitoshi Sakimoto, no jogo de estratégia para PlayStation 2. Além disso, o álbum da trilha sonora de Odin Sphere, também do Sakimoto, traz duas músicas executadas pela Eminence Symphony Orchestra. Algo bem inusitado.

– Ah, esse post também serve para incitar você, Fabio Bracht, a jogar logo o Chrono Cross. O que está esperando?

13 Responses to ““Scars of Time” – Chrono Cross (A Night in Fantasia 2007)”


  1. 1 Claudio Prandoni 14/11/2007 às 3:23 pm

    Fantástico, mestre.

    Cada vez mais me convenço de que este é uma das melhores composições de videogame de todos os tempos – na minha opinião, claro.

    Achei que a ausência do baixo elétrico tirou um pouco do peso que a música carrega, mas o impacto de um violino ao vivo é simplesmente imbatível.

    Uma lástima que o VGL tenha apenas uma versão mais ou menos no piano.

    Falow!

  2. 2 Gui Stadler 15/11/2007 às 11:25 pm

    Trilha sonora de Chrono Cross mata muito a pau, meu caneco.

    Não costumo comentar muito aqui no blog, mas como os olhos encheram de lágrimas aqui pelo vídeo, tive que comentar :D

    Abração!

  3. 3 bueno 16/11/2007 às 12:05 am

    Me recuso a voltar aqui se o prezado Alexei-Mídia-Golpista continuar ignorando essa trilha sonora fraquinha:

    Away.

  4. 4 Youta 16/11/2007 às 10:40 am

    Essa música é absurdamente perfeita! Consegue pegar todo o jogo e resumir em som, sem contar com a intro do jogo que é muito foda também.

    A única coisa que tirou um pouco a empolgação foi o volume muito baixo da flauta, que é o cria toda aquela atmosfera mágica no início da música. Fora isso, o baixo até consegue passar despercebido, apesar de fazer um pouquinho de falta.

    Muito. MUITO foda MESMO.

  5. 5 Alexei Barros 17/11/2007 às 12:52 am

    Pode crer, Buenout…Lembro de você ter comentado sobre a trilha do Mafia no finado Podcast Gameworld com o tema game music. Eu achava que ela era toda licenciada com faixas de vários jazzistas famosos e tal e não tava ligado que também tinha músicas orquestradas originais – excepcionais, por sinal. Aliás, Mafia está na minha gigantesca lista do “Falta jogar e muito”…Tenho que aproveitar logo antes que saia a continuação…

  6. 6 ivoncardoso 04/11/2008 às 5:59 pm

    Esta é realmente uma belíssima música, posso dizer até que ela é uma das mais bonitas que já fizeram parte de uma trilha sonora de videogames.
    Porém, essa execução, apesar de possuir um extraordinário “solista” no violino, peca em alguns pontos.
    Em primeiro lugar, o violão recebe muito destaque durante a execução, ofuscando alguns instrumentos, em especial a flauta no começo da música.
    Em segundo, a percurssão não se mostrou adequada à peça. Apesar de ser habilmente tocada, ela não reflete caráter original que possui na peça original. Arrisco-me até a dizer que ela, além de ter muita intensidade, possui tons que, de certa forma, “mudam” o caráter meódico da música.
    Mesmo assim, a execução, mesmo não sendo a melhor, se mostra aprazível e recomendável para alguns.

  7. 7 Alexei Barros 04/11/2008 às 6:27 pm

    De extrema perspicácia as suas observações sobre a performance, Ivon. Confesso que não tinha reparado em todos esses detalhes que você destacou.

    O fato de o violão eclipsar os outros instrumentistas a mim me pareceu um lapso na equalização do som. Notei que a “Scars of Time” original não há essa batida da bateria, somente percussão, então realmente ficou diferente – em oposição à sua opinião, gostei mais dessa parte na performance ao vivo.

    E você me fez atentar por outras alterações também: a ausência do teclado (na versão do jogo é tocado pelo próprio Yasunori Mitsuda) na execução extrai um pouco o clima etéreo da música. Além disso, notei que no vídeo a flauta pára de tocar quando entra o solo de violino. Na original, a flauta (na verdade, são dois instrumentos de sopro diferentes: shakuhachi e shinobue) acompanha o violino no decorrer da faixa.

    No geral, achei melhor em alguns pontos e pior em outros. Também volto a falar da sentida falta do baixo, sobretudo no início. Só uma dúvida: quando diz “a execução, mesmo não sendo a melhor”… Para você, melhor seria a original mesmo ou se refere a alguma outra performance?


  1. 1 Chrono Trigger Medley – Chrono Trigger (Orquestra zoológica) « Hadouken Trackback em 14/10/2008 às 9:03 pm
  2. 2 Yasunori Mitsuda: uma entrevista esclarecedora « Hadouken Trackback em 26/11/2008 às 5:58 pm
  3. 3 “Shenmue Medley” – Shenmue (People’s Association Youth Chinese Orchestra) « Hadouken Trackback em 27/11/2008 às 11:25 pm
  4. 4 PLAY! A Video Game Symphony Live! é lançado… Na iTunes Store « Hadouken Trackback em 20/01/2009 às 12:25 am
  5. 5 Symphonic Fantasies: três das seleções de Chrono Trigger e Cross « Hadouken Trackback em 20/08/2009 às 11:31 am
  6. 6 A Night in Fantasia 2009: os detalhes definitivos do concerto « Hadouken Trackback em 03/09/2009 às 4:10 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: