Músicas que não podem faltar no VGL – Parte 11

Por Alexei Barros

Nesta rodada, músicas de RPGs diversos:

“Sanctuary” (Kingdom Hearts II)

Fico na dúvida se acho “Simple and Clean” melhor do que o tema da continuação, “Sanctuary” – as duas de Hikaru Utada. Ambas são belas ao seu modo: a primeira tem uma melodia mais alegre e a segunda, sombria. Uma é sempre lembrada e a outra, esquecida.

É muito provável que a tal atualização do segmento de Kingdom Hearts que mencionei no post “Renovação Tardia” seja referente à “Sanctuary” (“Passion” na versão japonesa). Só resta saber se vai substituir totalmente a “Simple and Clean” ou virá em um medley.

Por enquanto, boa mesmo é a suíte do KH no PLAY! A Video Game Symphony. Enceta com “Simple and Clean”, passeia pelo tema final do KH II de Yoko Shimomura, “Fantasia alla marcia for piano, chorus and orchestra” e emenda no “Sanctuary”.

Scrap and build ourselves ~from Revolution~” (Eternal Sonata)

eternalsonata.jpgEssa, veja só, é inspirada em uma composição de Frédérik Chopin. No recém-lançado do X360 ela aparece em um solo de piano e em uma versão com orquestra e coral, arranjada por Motoi Sakuraba (Star Ocean, Tales, Valkyrie Profile etc). Faustosa, por sinal.

Durante esses anos, Sakuraba engajou uma legião de fãs, o que não motivou, infelizmente, a inclusão de suas obras em concertos de game music – no máximo, há os shows em que ele toca teclado ladeado por um baixista e um baterista músicas em estilo rock progressivo.

“Warrior of the Reviving Light (Shining Force II Main Theme)”~ “Welcome to Our Town” (Shining Force II)

sf2.jpgEssa é uma jóia perdida – e reluzente – que teve a força de seu brilho eclipsada por trilhas de games mais populares (a.k.a. Final Fantasy). Se você, diferentemente de mim, jogou esse clássico dos RPGs estratégicos no Mega Drive (se um dia sair para DS prometo que vou jogá-lo na íntegra) e ainda não ouviu Symphonic Suite Shining Force II ~ The Ancient Sealing, não fez valer os meses (anos?) que levou para terminá-lo. Arranjadas pelo próprio compositor, Motoaki Takenouchi, as músicas receberam uma roupagem orquestrada primorosa. O tema principal, que contém os sons sintetizados atualizados por flautas, cordas e trompetes, ombreia com as algumas músicas de Zelda. Sem exagero. Igualmente memorável é “Welcome to Our Town” – de novo, uma melodia que fica fresca na memória pela quantidade de vezes que você a ouviu jogando e não se cansou dela. Um medley com essas duas cairia bem. Tudo bem que hoje em dia a série Shining Force virou uma várzea dos RPGs de ação, mas nostalgia e boas trilhas não fazem mal a ninguém.

4 Responses to “Músicas que não podem faltar no VGL – Parte 11”


  1. 1 Eric 18/10/2007 às 3:39 am

    A Warrior of the Reviving Light é clássica das clássicas. Tenho até hoje os cartuchos originais de SFII e Phantasy Star IV e não vendo por nada nesse mundo.

  2. 2 Claudio Prandoni 22/10/2007 às 12:21 pm

    Todas fantásticas, mestre, cada uma a seu jeito.

    Sanctuary realmente fica um pouquinho abaixo de Simple and Clean. Mesmo assim é extremamente cativante e ainda tem como bônus o enredo mais maduro e interessante do KH II.

    Scrap and build ourselves ~from Revolution~ é bem soturna e o som de piano é realmente algo indefectível. Sempre agradável e bonito. Imagino como seja bom o restante da trilha do Eternal Sonata.

    Já o medley do Shining Force 2 me remeteu mais a Dragon Quest que Zelda. Ou seja, excelente do mesmo jeito.

    Tenhas a game music.

  3. 3 Alexei Barros 22/10/2007 às 1:55 pm

    Hmmm, talvez a comparação com Dragon Quest seja mais apropriada…Esqueci de comentar que o Motoaki Takenouchi foi o arranjador da trilha de E.V.O.: Search for Eden do SNES, que é composta por ninguém menos que o Koichi Sugiyama, da série Dragon Quest.


  1. 1 Galáxia em áudio e vídeo « Hadouken Trackback em 13/04/2008 às 7:32 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: