Somente para os seus olhos

Por Alexei Barros

Há uma sina que teima assolar a game music: concertos ou shows que inexplicavelmente foram gravados somente de forma amadora ou, ainda pior, não tiveram registro. É muito chato perceber isso, uma vez que a maioria dos eventos acontece no Japão, EUA, Europa e Austrália e para vê-los só viajando mesmo.

Compilei quatro apresentações que aparentemente foram sensacionais, mas padeceram desse mal:

Motoi Sakuraba Live Concert 2004

motoisakuraba20041.jpg

O compositor Motoi Sakuraba fez três shows no sintetizador ao lado do baixista Atsushi Hasegawa e do baterista Toshihiko Nakamura – sem nenhuma guitarra – com interpretações em estilo rock progressivo de suas músicas. O primeiro deles, de 2003, que contava com faixas de Star Ocean: The Second Story e Valkyrie Profile, chegou a ser lançado em CD e DVD. O mais recente, do ano passado, apresentava as excepcionais canções de Valkyrie Profile 2: Silmeria e aportou no mercado em CD.

Contudo, há outro concerto, de 2004, que não teve registro. E nesse não apenas tocaram músicas de Star Ocean e Valkyrie Profile, como também de Baten Kaitos…Foram três, entre elas, “Vitriolic a Stroke”, um dos espetaculares temas de combate do RPG do GameCube que só foi agraciado pelas 350 pessoas que compareceram ao evento.

History of Grandia Live

historyofgrandialive1.jpg

Já disse antes e reitero: Noriyuki Iwadare é um dos melhores compositores de game music, mas é muito pouco reconhecido. O próprio fato de nunca tocarem músicas dele em concertos orquestrados é um sintoma disso. Parte dessa falha foi atenuada no Square Enix Party 2005, em que Iwadare se cercou de uma banda formada por instrumentistas que participaram de suas trilhas e apresentou o History of Grandia Live. O repertório compreendia uma faixa de cada jogo da série, a saber, “Theme of Grandia” (Grandia), “Canção do Povo” (Grandia II, cantada em português por Kaori Kawasumi), “Combat 4” (Grandia Xtreme) e “Theme of Grandia III” (Grandia III).

Dear Friends: music from Final Fantasy

dearfriendsmusicfromfinalfantasy1.jpg

Dos diversos concertos da série de RPGs da Square Enix esse é um dos poucos (ou o único?) que não foi lançado oficialmente. Tratava-se de uma turnê pelos Estados Unidos realizada em 2004 e 2005. Só não é falha maior porque grande parte do repertório fez parte das outras récitas, como More Friends, 20020220 e Tour de Japon. Ou seja, o de sempre: “Liberi Fatali”, “One-Winged Angel”, “Aerith’s Theme”, mas nunca “Dancing Mad”, “Clash on the Big Bridge”, “Ending Theme” (FFVI)…

Game Music Festival 1993

gamemusicfestival.jpg

O GMF é um evento que poucos se dão conta da existência, mas aconteceu sete vezes de 1990 a 1995 no Japão – em 1993 ocorreu em duas ocasiões –, com as bandas das produtoras que também poucos conhecem. A segunda edição do GMF 93 daquele ano até foi lançado em K7, mas com apenas 12 faixas, quando, na verdade, a apresentação contou com 50 músicas.

Ainda por cima o disco não traz as performances da J.D.K. Band (Falcom) e Kukeiha Club (Konami) , uma vez que essas duas tinham suas obras publicadas pela King Records – isso sem contar a Koji Hayama & Brothers (NEC). O CD contém apenas algumas canções da Gamadelic (Data East), Zuntata (Taito), Alph Lyla (Capcom) e S.S.T. Band (Sega) – todas da produtora Scitron. Aquela época representava o ápice dos fliperamas – hits de jogos como Street Figher II, After Burner, OutRun, Gradius e Castlevania eram recorrentes.

E as outras edições? De fato, o GMF 1990 foi lançado em VHS e o GMF 1992 em CD (que também não abarcava todo o evento) – os outros apenas saíram em outros álbuns. Por exemplo, o recente DVD S.S.T. Band Live History inclui 12 faixas do GMF 1991 ou o espetacular Neo Geo Super Live! 1994, que cobre parte da participação da banda da SNK que só tocou no GMF 1994.

Por que a escolha então? A edição de 1993 foi a que reuniu o maior número de grupos e ainda por cima no desfecho desse evento a S.S.T. Band anunciou o seu fim. Depois o GMF nunca foi o mesmo. Nos anos seguintes os shows foram bem mais modestos, apesar da brilhante atuação do grupo da SNK – que teve direito até a um naipe de metais – em 1994.

5 Responses to “Somente para os seus olhos”


  1. 1 Gustavo Hitzschky 26/03/2007 às 10:01 pm

    Sensa, tem como ouvir essa música do Grandia que é cantada em português em algum lugar??

  2. 2 Acid 09/08/2007 às 3:57 pm

    Creio que essa Ternai-Divinity I seja do filme FFVII Advent Child… Linda de doer.

  3. 3 Alexei Barros 07/09/2007 às 4:30 am

    Você tem toda a razão, Acid. É mesmo do Advent Children.

  4. 4 Rony jhonn 29/03/2008 às 7:15 pm

    Acho esse estilo de musica o maximo, mas onde encondro esses DVD’s para comprar???


  1. 1 Sem objeções « Hadouken Trackback em 20/04/2008 às 2:03 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: