Músicas que não podem faltar no VGL – Parte 5

Por Alexei Barros

Enganou-se quem pensou que as músicas tinham acabado. Segue aí mais uma rodada. Desta vez, jogos da geração que se despede:

“Zero” (Ace Combat Zero: The Belkan War)

Enganou-se também que imaginou que não haveria mais músicas pomposas do Keiki Kobayashi. Embora não seja tão inspirada quanto as outras que tinha citado anteriormente, “Zero” mantém os mesmos recursos – coro em latim e orquestra –, mas temperado por violão. Imagino apenas um medley desta com “Megalith ~ Agnus Dei” e “The Unsung War” de Ace Combat 4 e 5, respectivamente. Ficaria perfeito.

“Metal Gear Solid Main Theme ~ MGS 3 Version (Metal Gear Solid 3)

Já virou padrão nos repertórios de concertos de game music o tema de Metal Gear Solid, como no próprio VGL, além do PLAY! A Video Game Symphony e o Press Start 2006 ~ Symphony of Games ~. Soube de pessoas que se emocionaram com a música, mesmo sem ter jogado o game. Só que em nenhuma apresentação foi tocada a versão do MGS 3. Ela apresenta uma mistura de sons eletrônicos, violinos e metais e fica emocionante quando o tema de MGS surge subitamente em um belíssimo arranjo no violão. Já estou ansioso pelo “Metal Gear Solid Main Theme ~ MGS 4 Version”…

“Loop Demo”, “Final Fantasy Main Theme ~FFXII version” (Final Fantasy XII)

Não sou nenhum grande fã de Hitoshi Sakimoto – as músicas dele passam despercebidas na maior parte do tempo, como em Vagrant Story, por exemplo, que ele considera a sua maior contribuição para a game music. Vai saber…Porém, o trabalho dele em FFXII ficou muito bom mesmo, apesar de todo o meu ceticismo.

Em qualquer game costumo pular a abertura da tela-título depois de vê-la tantas vezes. Mas quando jogo FFXII sou obrigado a assistir aquela CG estupenda até o fim toda vez que ligo o videogame. O Gustavo que me desculpe, mas acho essa a melhor vídeo de introdução de toda a série, superando até FF VIII. Fico impressionado com o completo entrosamento entre a música e as cenas de ação. A faixa começa com a melodia clássica de harpa, passando para uma seqüência que carrega elementos característicos do compositor, com metais graves e percussão. Em seguida é tocado o tema de Final Fantasy, composto por Nobuo Uematsu e arranjado pelo Sakimoto. Demorou para tocarem essas em algum concerto de game music.

5 Responses to “Músicas que não podem faltar no VGL – Parte 5”


  1. 1 Gustavo Hitzschky 24/01/2007 às 3:00 pm

    Não vou desculpar, não, mestre…melhor que a abertura do VIII ou que a cena da dança na formatura do Squall não é nem a pau, hauhauahuahuaha. Mas é questão de gosto, velho, vou respeitar. Só não diga isso na minha frente pois serei obrigado a partir tudo isso que chama cara!!
    Hauhauhauhauhauahuhuahauh

  2. 2 Fabio Bracht 25/01/2007 às 3:09 pm

    O Alexei e o seu vício por GameMusic… Vício muito bom, diga-se de passagem.

    Meu comentário é só pra falar que eu estava justamente jogando o Belkan Wars há uns dias atrás e reparei na música, pensando como ela ficaria bacana numa apresentação como o VGL.

  3. 3 Felipe Cody 24/02/2007 às 9:58 pm

    Tenho que concordar com o Gustavo, nada vai superar o épico que é a abertura de FFVIII, que ganha todos os méritos só pela música Liberi Fatali. O fantástico combate entre Squall e Seifer só ajuda a tornar a cena mais memorável ainda. Sem comparação!


  1. 1 Press Start 2007: O novo Orchestral Game Concert? « Hadouken Trackback em 05/11/2007 às 10:43 pm
  2. 2 Músicas que não podem faltar no VGL – Parte 14 « Hadouken Trackback em 12/04/2008 às 2:22 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: