Músicas que não podem faltar no VGL – Parte 2

Por Alexei Barros

Mais uma leva de canções que deveriam ser tocadas no Video Games Live.

“The Opened Way” (Shadow of the Colossus)

A trilha sonora de Shadow of the Colossus é sublime, mas parece que só Tommy Tallarico e Jack Wall ainda não perceberam. Tanto isso é verdade que outros três concertos de game music já tocaram músicas do jogo. No PLAY! A Video Game Symphony, há uma faixa que estreou em Detroit, EUA, que é a mesma do concerto pré-Games Convention realizado em Leipzig: a “Epilogue ~ Those who Remain”. Por último, novamente a Orquestra Sinfônica Eminence do A Night in Fantasia apresentou “The Opened Way”. Para falar a verdade, qualquer canção do game é excepcional. A “The End of the Battle”, que sei que o Gustavo paga um pau, também é muito bonita. Optei por essa mais por causa do vídeo.

Curiosamente, Kow Otani, autor de Shadow, fez poucos trabalhos relevantes, apesar de assinar diversas músicas de animes. Por exemplo, ele foi o compositor do obscuro simulador de vôo Sky Odyssey, lançado em 2000 para PlayStation 2. Facilmente, acho que é uma das melhores trilhas de todos os tempos. Não tem como não se arrepiar com essas melodias belíssimas. Todas as músicas carregam uma dose quase inexplicável de emoção e, ao ouvi-las, vêm à tona as memoráveis batalhas contra aqueles gigantescos colossos ao lado do companheiro eqüino Agro.

“Megalith ~Agnus Dei” (Ace Combat 4: Shattered Skies)

Outro compositor que ninguém fala é Keiki Kobayashi, o qual já havia comentado na primeira parte. “Megalith ~ Agnus Dei” é tão sensacional ou melhor do que “The Unsung War”, com os mesmos elementos: ênfase em metais e percussão, além de coro em latim. A única diferença é que há alguns sons eletrônicos, característicos das músicas da série Metal Gear Solid. Até onde eu sei, não chegou a ser tocada em nenhum concerto de game music. Uma pena.

Symphonic Poem “Hope” (Final Fantasy XII)

Muito falam do tema “Kiss Me Good-Bye”, mas ninguém comenta de Symphonic Poem “Hope”, música composta pelo violinista Taro Hakase e pelo violonista Yuji Toriyama, ambos instrumentistas muito famosos no Japão. Obviamente, destaca-se a performance das cordas, nessa música que começa com um violino sinistro e ganha um ritmo contagiante conforme vai avançando. Um verdadeiro poema (meiguinho, não…). Essa é outra que nunca foi apresentada ao vivo também.

5 Responses to “Músicas que não podem faltar no VGL – Parte 2”


  1. 1 Guilherme Massa 10/01/2007 às 1:51 pm

    Apesar do conhecimento infindável dos meus colegas, que sabem até o nome do neto do estagiário do homem do transporte da Nintendo, Sony e Microsoft, recordo-me de 2 trilhas ESPETACULARES:
    – Rock’n Roll Racing: um game que traz “Born to be wild”, “Paranoid” e “Highway Star” tem que estar entre as 3 trilhas mais maravilhosas do mundo dos games. Hoje, se fossem usar essas músicas pra algum game, iriam falir a produtora só com direitos autorais.
    – Supersmash Bros (pra 64): um jogo que mistura trilhas de Zelda, Mario e a voz toska do Pikachu está acima da média no quesito trilha sonora.
    Sorry, Master Jedi Alexei, mas se alguém dessas orquestras cantar igual o Ozzy Osbourne e soltar uns “Pikachu” agudo no meio da letra enquanto o resto acompanha com os instrumentos, daí sim ia ser incrível!!! Ou digno de risadas por uma semana inteira…

  2. 2 Gustavo Hitzschky 10/01/2007 às 4:27 pm

    Pois é, mestre Barros…é quase criminoso não tocar NENHUMA composição do Shadow que, como vc disse e eu assino embaixo, há de ser uma das melhores trilhas sonoras dos últimos tempos. Bom, quem sabe alguma música do jogo não seja incluída nas edições vindouras do VGL. Muitos cairiam em prantos, inclusive eu.

    Meiguinho é mancada, ahuahuahauhauhauahuahauha…salve, Charlie Back!


  1. 1 Músicas que não podem faltar no VGL – Parte 14 « Hadouken Trackback em 12/04/2008 às 2:21 am
  2. 2 Echoes of War: a eminência da Blizzard « Hadouken Trackback em 27/10/2008 às 4:25 pm
  3. 3 VGL 2009: Cada vez mais show, cada vez menos concerto, todo mundo se alegra e eu não me contento « Hadouken Trackback em 12/10/2009 às 5:24 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: