“Theme of Grandia” – Grandia (Video Game Orchestra ~Live at Boston Symphony Hall~)

Por Alexei Barros

Uma vez que Grandia foi escolhido para integrar o programa do concerto da Video Game Orchestra em Boston de 2012, a “Theme of Grandia”, evidentemente, era uma escolha obrigatória, mesmo que eu tenha ficado mais surpreso pela rendição espetacular da “Battle 1”.

Como comentado no post anterior, o arranjo para a apresentação foi preparado pelo próprio compositor do RPG do Saturn e adaptado para PlayStation, Noriyuki Iwadare, que assistiu à performance in loco. No post do espetáculo no fórum do Soundtrack Central, aliás, eu soube que a homenagem à Grandia foi além do esperado: também estava na plateia a viúva do criador da série e fundador do estúdio Game Arts, Takeshi Miyaji, falecido em 2011 de complicações cirúrgicas realizadas em decorrência de um tumor no cérebro. Bela homenagem póstuma.

Diferentemente da “Battle 1”, originalmente sintetizada, a “Theme of Grandia” já era orquestrada na trilha do jogo, contando também com bateria, baixo elétrico e guitarra – que, na OST, foi tocada pelo talentoso Jun Kajiwara, frequente em diversos álbuns com arranjos da SNK. O mais legal é que a VGO tem todos esses instrumentos normalmente e não depende de subterfúgios duvidosos – falo do repulsivo uso do playback. Por isso, vale a emoção de ouvir essa música de abertura que incorpora o espírito de aventura e descoberta do jogo… nem que seja com um ângulo de câmera meio baixo e com cabeças na frente (foi a gravação com o melhor áudio que achei).

Destaque para o solo de violino de cortar o coração maravilhosamente tocado e, claro, aquele solo de guitarra que o instrumentista fica na ânsia a música toda esperando só para mostrar a que veio. Obrigado, Shota Nakama. Obrigado, VGO.

About these ads

6 Responses to ““Theme of Grandia” – Grandia (Video Game Orchestra ~Live at Boston Symphony Hall~)”


  1. 1 Marcelo Martins 18/10/2012 às 2:02 pm

    Já vi que vou precisar correr atrás desse RPG. As músicas são realmente muito boas! A melodia desse tema é muito memorável e sinto muita falta de mais game music que invista de verdade em melodias memoráveis.

    Acho que o mais legal desse vídeo é o grito de emoção da moça no final da apresentação.

    • 2 Alexei Barros 18/10/2012 às 6:31 pm

      Hahaha! Com certeza… Os gritos da moça tiraram as palavras da minha boca…rs

      O Grandia é um jogo que vai exigir uma boa dose de paciência para os padrões atuais. Mas pelo menos vale correr atrás dos dois álbuns da trilha sonora. O Grandia II não fica por menos também… além das músicas em português, os temas de combate são ainda mais geniais. Aliás! Não sei se você já visitava o Hadouken em silêncio naquela época, mas recomendo fortemente que você dê uma conferida no post em que falo do EP Frets of Valmar: Grandia II e no post que comento a performance da “A Deus” no Games in Concert 2. Como o feeling do Noriyuki Iwadare é o mesmo em ambos os trabalhos, creio que você vai curtir.

      “game music que invista de verdade em melodias memoráveis”

      Somos dois!

      • 3 Marcelo Martins 19/10/2012 às 9:52 am

        Oi Alexei!

        Não tinha lido os posts antigos não. Darei uma olhada!

        Ah, estou jogando Kid Icarus. A música é maravilhosa e o jogo é bem interessante, mas ainda estou me acostumando com os controles. Achei um pouco cansativo para longas sessões de jogatina.

  2. 5 Vinicius (@vinny_oi_rj) 02/12/2012 às 1:33 pm

    Bela apresentação. Grandia é a franquia de JRPG que marcou minha vida.

    Só uma coisa Alexei: Grandia é originário do Sega Saturn e que também teve uma conversão para PSOne


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.534 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: