The Greatest Video Game Music 2 revelado com track list imbatível; poemas sinfônicos de Castlevania, Sonic, Street Fighter II e Super Metroid inclusos

Por Alexei Barros

Falha minha: nem cheguei a escrever um post sobre o álbum The Greatest Video Game Music.Trata-se de um CD com performances registradas em um estúdio pela London Philharmonic Orchestra, e parte dos arranjos foi executada no concerto londrino Video Game Heroes. A track list, para o meu gosto, era razoavelmente sem sal nas seleções ocidentais e clichê do clichê nas japonesas (Mario, Zelda, Metal Gear Solid 2…). O principal problema, isso valendo para ambas as escolas musicais, era a escolha de faixas únicas (não medleys) de composições já orquestradas naturalmente nas trilhas sonoras originais e com uma instrumentação, se não igual, bastante parecidas. Muita redundância.

As coisas prometem melhorar bastante no The Greatest Video Game Music 2, que será lançado dia 6 de novembro de 2012. Castlevania, Sonic the Hedgehog (espero que não só o primeiro), Street Fighter II e Super Metroid vão ter cada um o seu poema sinfônico – olha a influência do “The Legend of Zelda (Symphonic Poem)” apresentado no Symphonic Legends surtindo efeito. Se caprichar o Andrew Skeet, arranjador e maestro do CD, possivelmente teremos um novo álbum para entrar na galeria dos maiores de game music. Bem verdade que ainda tem umas faixas que caem no mesmo contratempo supracitado – “Main Theme” (Chrono Trigger) e a praga “One-Winged Angel” (Final Fantasy VII) –, mas estou na expectativa.

A track list completa:

01 Assassin’s Creed: Revelations – Main Theme
02 The Elder Scrolls V: Skyrim – Far Horizons
03 The Legend of Zelda: Wind Waker – Dragon Roost Island
04 Castlevania – A Symphonic Poem
05 Final Fantasy VII – One-Winged Angel
06 Mass Effect 3 – A Future for the Krogan/An End Once And For All
07 Halo – Never Forget/Peril
08 Sonic the Hedgehog – A Symphonic Suite
09 Chrono Trigger – Main Theme
10 Luigi’s Mansion – Main Theme
11 Metal Gear Solid 3 – Snake Eater
12 Street Fighter II – A Symphonic Suite
13 Kingdom Hearts – Fate of the Unknown
14 Super Metroid – A Symphonic Poem
15 Diablo III – Overture
16 Batman: Arkham City – Main Theme
17 Deus Ex: Human Revolution – Icarus Main Theme
18 Fez – Adventure
19 Portal – Still Alive
20 Little Big Planet – Orb Of Dreamers (The Cosmic Imagisphere)

O melhor de tudo é que fizeram uma breve amostra em vídeo da gravação do álbum do segmento do Super Metroid que aqui estranhamente está nomeado “Super Metroid Suite” e não “Super Metroid – A Symphonic Poem” como consta na track list. Ouço a “Theme of Super Metroid” no arranjo mais John Williams a que a faixa tem direito… não me surpreende. O arranjo do OGC4, “Theme~Space Warrior Samus Aran’s Theme~Big Boss BGM~Ending”, já tinha essa pegada. Mas daí… aparece a “Opening (Destroyed Science Academy Research Station)” numa versão muito melhor do que o arranjo do Play! A Video Game Symphony… promete.

About these ads

5 Responses to “The Greatest Video Game Music 2 revelado com track list imbatível; poemas sinfônicos de Castlevania, Sonic, Street Fighter II e Super Metroid inclusos”


  1. 1 Farley 25/09/2012 às 10:14 am

    De fato é uma tracklist interessante. Particularmente fiquei surpreso com algumas seleções como Dragon Roost Island (Wind Waker), Fate of the Unknown (Kingdom Hearts, por mais que não ache essa faixa tão memorável assim) e Main Theme (Luigi’s Mansion).

    E tenho que concordar: One-Winged Angel é uma praga. Depois de conhecer um pouco melhor as músicas da série Final Fantasy via Theatrhythm, percebi que a série tem composições muito mais interessantes que essa, o povo insiste nela por conta da fama mesmo.

    E offtopic: viu que o VGL voltou esse ano e incluiu mais cidades? Vai ter uma apresentação aqui em Brasília e vou, mas já estou meio receoso… Comentários dizem que as últimas apresentações no Brasil foram recheadas de faixas da Blizzard, sendo que uma das novidades já confirmadas é justamente uma canção de World of Warcraft: Mists of Pandaria. Espero não me arrepender.

  2. 2 Igor 25/09/2012 às 2:33 pm

    Confesso que essas capas terríveis me afastam da ideia de comprar o album. Sou fetichista; mas, vá lá, a própria existência do CD físico hoje em dia só se mantém por esse fetichismo.

  3. 3 Alexei Barros 25/09/2012 às 11:30 pm

    @ Farley

    De fato… não citei essas faixas que você destacou, mas são escolhas bem incomuns. A do Luigi’s Mansion, por exemplo, é uma quase impensável, dado o tratamento menor que os spin-offs do Mario recebem nos concertos.

    Para mim, o grande culpado desse sentimento de desgosto da “One-Winged Angel” é o VGL, tanto que outros concertos já não veem a música como algo indispensável. Fico cabisbaixo quando leio, por exemplo, coisas como “as pessoas foram ao concerto apenas para ouvir a OWA”, a exemplo do que aconteceu no Symphonic Fantasies. Do tanto que tocam, parece que o Nobuo Uematsu não foi bom o bastante para compor outras músicas tão boas ou melhores que essa.

    Sobre o VGL, tenho evitado escrever posts sobre o show-concerto. Depois de 2009 notei que só vinha repetindo as críticas de sempre (playbacks, público agitado, set list duvidoso, orquestras pequenas) e não vale a pena eu bater na mesma tecla toda hora.

    Neste ano, tenho acompanhado meio que à distância as novidades. Vem me chamando a atenção como a organização brasileira às vezes parece que está fazendo um ato de caridade ao trazer o show para o Brasil. Posts no Facebook dizendo coisas como “por favor, não reclamem” ou “teremos que lotar para não dar prejuízo” só pioram as coisas, para não esquecer, é claro, da mudança de data da apresentação em São Paulo cujas explicações foram obscuras e mal-resolvidas.

    Apesar de tudo, acho interessante o retorno a Brasília, considerando que a Capital Federal não recebe o VGL desde 2008. É um bom tempo de hiato. Não entendo por que as pessoas se descabelam no Facebook quando há o risco de não ter apresentação em uma determinada cidade em um ano, sendo que a maior parte do show já é repeteco.

    As músicas da Blizzard, com raras exceções, não fazem a minha cabeça também e não acho que os convidados tenham lá muito apelo para o público brasileiro.

    @ Igor

    Confesso que não achei essa abominação toda, Igor. Se manter a escrita do primeiro CD, no entando, esse álbum tem tudo para ser lançado digitalmente no Amazon e no iTunes, daí você não é obrigado a olhar para a capa sempre que quiser ouvir as músicas. XD

  4. 4 Marcelo Martins 02/10/2012 às 11:18 am

    Alexei,

    Muito obrigado por compartilhar essa notícia. Eu até comprei o primeiro disco, mas nem estava sabendo ainda do lançamento do segundo.

    Gostei muito do arranjo que fizeram para o tema do Angry Birds no “The greatest video game music 1″. Era uma música que não tinha chamado muito a minha atenção quando tive o primeiro contato com o jogo.

    O segundo disco está realmente com uma seleção muito melhor. Esse arranjo de Super Metroid que está no vídeo (e também o tocado pela orquestra sinfônica de Tóquio) ficou sensacional. Caprichadíssimo!


  1. 1 The Greatest Video Game Music 2: desfalcado, mas, ainda assim, um pouco aproveitável « Hadouken Trackback em 13/12/2012 às 3:34 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.532 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: