Gagá, Cosmonal e demais seguistas enfartam: anunciado concerto comemorativo dos 25 anos da série Phantasy Star


Por Alexei Barros

Olha, eu gosto de Final Fantasy, mas quando surge uma coisa diferente de Final Fantasy (e Dragon Quest) em concertos, dá um ânimo que mostra que no mundo há tantas outras séries de RPG que também merecem ter a sua vez. E chegou a vez de quem? Phantasy Star, a saga muito querida no Brasil graças à bravura da Tec Toy (no tempo em que se escrevia o nome dela separado), que localizou o jogo em português na época do Master System. Apesar de gostar da novidade, devo informar que vivi o outro lado daquela geração e, além disso, nem sonhava em jogar um RPG àquela época.

Mas não é o caso dos comparsas Orakio, o Gagá, e o Eric “Cosmonal” Fraga, entre outros seguistas espalhados pelo país que se aventuraram em labirintos claustrofóbicos do RPG da Sega. Eles, se sobreviveram após ler o título do post, gostarão de saber que no dia 30 de março de 2013 será apresentado o Sympathy 2013 Phantasy Star 25th Anniversary no Hibiya Kokaido, em Tóquio, Japão. Trata-se do concerto comemorativo dos 25 anos da série, considerando o lançamento original japonês em 1987 (o jogo chegou ao Brasil apenas em 1991). A execução será da Tokyo Philharmonic Orchestra com a regência do Masamichi Amano, que participou de arranjos da trilha do Phantasy Star Universe.

Mas não pense você que apenas músicas da fase mais recente da série serão tocadas. Além dos clássicos Phantasy Star de I a IV, entrarão no programa todos os jogos das vertentes Phantasy Star Online e Phantasy Star Universe (incluindo o Portable), além do portátil Phantasy Star 0. E o melhor de tudo: a Sega abriu uma votação para que os fãs escolham as suas composições favoritas de cada jogo, oferecendo um fan service impensável.

Vale lembrar que jamais as trilhas dos primeiros episódios foram orquestradas oficialmente, o que é estranho, considerando que os dois primeiros da série Shining Force, também da Sega, tiveram álbuns orquestrados.

Agradecido ao Fabão por comunicar a notícia bombástica.

[via Sega; site da votação]

About these ads

12 Responses to “Gagá, Cosmonal e demais seguistas enfartam: anunciado concerto comemorativo dos 25 anos da série Phantasy Star”


  1. 1 ANTIDEUS 23/09/2012 às 9:28 am

    Sabe a reação do Nintendo 64 kid? A minha reação interior foi algo parecido. :)

    Acompanho mais a parte musical de Phantasy Star do que a série em si (pretendo jogar o PSO2 quando for lançado no Ocidente). Vou reconhecer a grande maioria das músicas deste concerto, ao contrário do que acontece nos da Square-Enix.

    As músicas dos títulos posteriores à série clássica são boas também (ouçam “Rose Confession” de “Phantasy Star Online Episode I” logo abaixo), mas a minha ânsia de ouvir as da série clássica orquestradas é muito maior. A abertura da votação foi excelente! Seguem após o link do vídeo as músicas nas quais votei (com a ajuda do Google Tradutor).

    Phantasy Star

    02 Town
    04 Palma
    09 Dungeon 2

    Phantasy Star II

    01 Phantasy Sprite
    10 The Place of Death

    Phantasy Star IV: The end of the millennium

    01 The end of millenium
    02 Field Motavia audition
    10 Land master AXV-25 Samples
    12 Her last breath audition

    OBS.: só faltava a Sega anunciar o Phantasy Star V pra matar os seguistas de vez. XD

  2. 2 Orakio "O Gagá" Rob 23/09/2012 às 10:16 am

    HOOOOOOOOOOOOOOOLY SHIIIIIIT! 0_0

    Espooooosaaa! Socooorro! Massagem cardíaca, AGORA!

  3. 3 Cosmonal 23/09/2012 às 11:22 am

    O que aconteceu??? Alexei meu amigo… obrigado por nos fazer levantar neste domingo de manhã (teve gente que tá andando de muleta indo ao computador pra ler e reler — e reler — esse post, ouvi dizer).

    Eu já li umas 4 vezes e ainda não entendi bem. Confesso que acompanho o mundo das execuções orquestradas e afins de músicas de videogame (somente) aqui pelo Hadouken/Alexei, mas este momento particular não era esperado. Li o post pelo celular ainda deitado ao receber a notificação do email, mas achei que era “pegadinha do Alexei”. Corri para um computador de verdade para ler esse negócio com calma.

    Ô Alexei, você sabe que sou cardíaco viu? Mas tudo bem: isso fez um beeeem pro coração…

    Não há o que dizer sobre a trilha de Phantasy Star, para mim o primeiro jogo da franquia contém o melhor álbum (ou seja, a OST como um todo) já produzido para um videogame com processador central de 8-bit. É algo a se pensar. E os 3 jogos seguintes seguem variando, mudando compositor. Tem o “fator fanboy”, eu gosto até das músicas “incompreendidas” de batalha de PSIII, é verdade. Mas de resto não tem muita discussão: PSII & IV são “emoções SEGA 16-bit” únicas.

    Ok, Alexei, você acaba de tornar um 2013 mais feliz para uma penca de fãs por esse Brasil.

    Ah, recebi notificação da família do Gagá: ele está entubado neste momento, mas passa bem.

    Caramba, faz o quê agora? Fechar a aba do Hadouken? Não, fora de cogitação. Vou ficar dando F5 até março do ano que vem pra ver o que mais acontece aqui. Um forte abraço, Alexei.

  4. 5 Leandro alves (@cybertechwyvern) 23/09/2012 às 11:47 am

    isso vai ser incrível, gosto muito da trilha sonora de PS 1 e queria muito ouvi-la novamente

  5. 6 Rafael Fernandes 23/09/2012 às 12:13 pm

    Hora de abrir um Kickstarter para ir lá.

    Sério, espero que façam algo realmente enorme, com direito a convidados como o Yuji Naka, a Kodama (o que não é difícil), mas, principalmente, o BO e a IPPO.

  6. 7 Ericic 24/09/2012 às 10:43 am

    Ahhhh muleque… PSIV marcou minha infância e por mim, considero muito melhor que FFVI. Mas é uma opinião de fanboy.

    Alexei, podia jurar que o Phantasy Star Sound Collection II tinha algumas músicas orquestradas. A Her Last Breath não utiliza sintetizadores por exemplo.

  7. 8 Alexei Barros 24/09/2012 às 12:19 pm

    @ Emerson

    Realmente… eu tinha ouvido há um tempo as músicas do PSO e acho estranho não ter aparecido nada em outros concertos de várias séries diferentes (como o Press Start). Belíssima a que você separou.

    @ Gagá

    Pelo menos sei que você está vivo porque deixou um post no Gazeta de Algol… provavelmente escrito na UTI.

    @ Cosmonal

    Hahahaha! Impagável!

    Muito interessante isso que você falou da mudança de compositores na série. Geralmente as séries de RPG sempre tem a identidade sonora atrelada a um compositor apenas… são todas praticamente. Isso acabou favorecendo a diversidade de músicas na série e tudo mais.

    @ Leandro Alves

    Eu também, Leandro. Mesmo tendo jogado pouquíssimo da série Phantasy Star, gosto muito das músicas… o compositor Bo é pouco valorizado.

    @ Rafael

    Eu pensei nisso também, seria fantástico, mas acho que o Bo e a Ippo são meio reclusos, né? É capaz que o Bo suba no palco com um saco de pão na cabeça, considerando a timidez do rapaz naquela foto do VGMdb… =( Quanto à Kodama, já deve ter uma cadeira reservada para ela na primeira fileira.

    @ Eric

    Ouvindo meio por cima o Phantasy Star Sound Collection II (como fazia tempo que não ouvia!), realmente tem uns timbres convincentes de orquestra. Porém, no encarte do álbum só estão creditados os instrumentistas da banda, o que me leva a deduzir isso. No caso dos álbuns do Shining Force, pode ver que há créditos individuais dos musicistas da orquestra.

  8. 9 jejepinheiro 08/10/2012 às 6:29 pm

    Hahahaha, adorei o título do post! Não sou fã de Phantasy Star, mas curti bastante a notícia! :D

  9. 10 Rafael Fernandes 10/01/2013 às 2:28 pm

    Bom, foi divulgado o resultado das músicas mais pedidas, assim como o programa do concerto.

    http://sega.jp/topics/121227_1/

    Detesto ser desagradável, mas, ao que parece, o repertório só vai contar com músicas dos jogos da série lançados a partir de 2000, que é justamente aquilo que não queríamos.

    Ao que o portal oficial indica, porém, há a possibilidade de tocarem um Medley – não sei exatamente o que significa a palavra “tentative”, ou como o Google traduziu:

    http://phantasystar.sega.jp/psportal/25thanniversary/

    • 11 Alexei Barros 10/01/2013 às 8:54 pm

      Pode ser até um devaneio meu, mas creio que aquela lista (a que reproduzo abaixo) é só a relação das faixas mais votadas (o que não é difícil de imaginar, considerando a impopularidade do Master no Japão).

      第1位:Ignite Infinity
      第2位:Phantasy Star Online OPENING THEME ~The whole new world~
      第3位:Living Universe
      第4位:Save This World
      第5位:Can Still See the Light ~Phantasy Star Online ENDING THEME~
      第6位:Save This World νMIX
      第7位:World with me ~Phantasy Star Online EPISODE2 ENDING THEME~
      第8位:”IDOLA” have the immortal feather & divine blade
      第9位:A Song For Eternal Story
      第10位:Go Infinity – Ignite Infinity Remix –

      Aparentemente, o trecho abaixo diz que não é garantia que essas faixas farão parte do programa.

      ※上記はアンケート結果であり、必ずしも上記の全曲が「ファンタシースターシリーズ25周年記念コンサート シンパシー2013」で演奏されるとは限りません。あらかじめご了承ください。

      Lembro que aconteceu algo nessa linha com aquele álbum orquestrado do Xenogears. Algumas faixas muito bem votadas até ficaram de fora do CD.

      De qualquer forma, acho que não se justifica fazer um concerto de aniversário sem os temas mais antigos, nem que seja um segmento do concerto pelo menos.


  1. 1 Blog de Algol » Concerto sinfônico de Phantasy Star a caminho!!! Trackback em 23/09/2012 às 11:56 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.545 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: