Press Start 2012: os artistas do concerto

Por Alexei Barros

Neste ano, o Press Start acontecerá em duas datas: 23 de setembro (com duas apresentações) e 10 de novembro. A menos de um mês da primeira exibição do espetáculo em Tóquio, o site oficial liberou a lista de cantoras e instrumentistas que vão solar nos espetáculos. A relação é mais breve, com quatro nomes apenas, três deles já conhecidos de edições anteriores. Antes, só gostaria de recapitular os 14 números do set list, que ficou muito equilibrado entre jogos velhos, novos, famosos e obscuros, apesar do dissabor causado por duas reprises (Muramasa e Phoenix Wright).

01 – “Save the Princess Famicom Medley”
02 – Kid Icarus: Uprising
03 – Gravity Rush
04 – God Eater
05 – The Legend of Zelda: Skyward Sword
06 – Nora to Toki no Koubou: Kiri no Mori no Majo
07 – Muramasa: The Demon Blade
08 – Phoenix Wright: Ace Attorney
09 – Ihatovo Monogatari
10 – Darius
11 – Legend of Mana
12 – Final Fantasy XI
13 – Heracles no Eikou IV: Kamigami kara no Okurimono
14 – The Elder Scrolls V: Skyrim

Acompanhe o que consegui filtrar do texto em japonês:

Donna Burke

A polivalente cantora e dubladora australiana subiu ao palco do Press Start em 2010 para interpretar a excelente “Heavens Divide” do Metal Gear Solid: Peace Walker, ela que gravou a versão original na trilha. Em 2012, está na cara de que vai ser a “God and Man Vocal Ver.” do God Eater, música a qual também é cantada por ela na trilha sonora original. É provável que ainda a ouviremos em outras ocasiões, dada a versatilidade da voz encantadora que cai bem com jazz, pop, rock e celta.

Sofi Persson

Originária da Suécia, desde a infância participou de corais, sempre fazendo solos. Estudou técnicas vocais na Suécia e Dinamarca e sobressaiu em diversos concursos musicais. Atualmente, reside em Tóquio, atuando como compositora e cantora (acompanhada pelo violão, pelo que vi nos vídeos do YouTube). O site não deu nenhuma dica de qual número ela participará. Fui excluindo um por um dentro das possibilidades até que… me lembrei de um fato curioso sobre a trilha do Legend of Mana. As ótimas canções “Song of Mana ~Opening Theme~” e “Song of Mana ~Ending Theme~” assinadas pela Yoko Shimomura são cantadas em sueco pela cantora Annika Ljungberg, que também é da Suécia. Há forte indício que a Sofi Persson a substitua no Press Start 2012. Se não for isso… eu não sei o que poderá ser.

Takemi Hirohara

Comandando o tsugaru shamisen, Hirohara participou do Press Start 2008 no segmento do Samurai Shodown e do Muramasa: The Demon Blade no Press Start 2010. Como o segundo será reprisado, é patente que ele tocará neste ano. Já que falei dele outras vezes, vai ficar meio repetitivo voltar a discorrerr sobre a carreira de Hirohara, que reúne gravações de álbuns, apresentações ao vivo e ainda aulas sobre o instrumento.

Kohei Matsumoto

Tocando o shakuhachi, o instrumento de sopro feito de bambu, Matsumoto fez dupla com Takemi Hirohara no Muramasa: The Demon Blade em 2010, portanto mais uma vez ele tocará nesse número. Mas fica a dúvida se de repente ele também vai participar do segmento de Nora to Toki no Koubou: Kiri no Mori no Majo, aquele jogo para DS com trilha da Michiko Naruke que prima pelas músicas celtas. Quem sabe.

[via PRESS START]

About these ads

3 Responses to “Press Start 2012: os artistas do concerto”


  1. 1 Marcelo Martins 27/08/2012 às 5:49 pm

    Obrigado por garimpar e traduzir todas as informações pra gente, Alexei!

    Jamais saberia desse detalhe das versões cantadas da trilha de SoM se não fosse aqui pelo Hadouken. O timbre da Annika Ljungberg é muito semelhante à das cantoras pop nipônicas (bem agudo) e casou muito bem com o arranjo. Bem legal!

  2. 2 Marcelo Martins 27/08/2012 às 5:50 pm

    correção de português:

    O timbre da Annika Ljungberg é muito semelhante AO das cantoras pop nipônicas (bem agudo) e casou muito bem com o arranjo. Bem legal!

  3. 3 Alexei Barros 31/08/2012 às 4:21 pm

    Devo confessar que o estilo diferentão do Legend of Mana nunca me empolgou muito e minha experiência com a série se limita, terminando mesmo, só ao Secret of Mana. Por isso, eu só fui conhecer essa canção em sueco ouvindo a trilha. Fazia tempo que não escutava e me esqueci o quão boa ela era. Yoko Shimomura, né. Não precisa dizer mais nada.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.546 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: