Symphonic Fantasies no Japão: supremo como sempre e com uma inédita e impensável batalha musical entre Kefka e Sephiroth


Por Alexei Barros

Mal começou o ano e já temos concertos de games. Ou melhor, o Japão tem: nos dias 7 e 8 de janeiro o Tokyo Bunka Kaikan sediou a apresentação do Symphonic Fantasies, espetáculo originalmente executado em Colônia, na Alemanha, em 2009, em tributo às séries Kingdom Hearts, Chrono e Final Fantasy, além de Secret of Mana. Como comentado antes, Tokyo Philharmonic Orchestra e Tokyo Philharmonic Chorus realizaram a performance sob a batuta do maestro Eckehard Stier.

No primeiro dia, somente Hiroki Kikuta e Yasunori Mitsuda puderam comparecer, mas Yoko Shimomura e Nobuo Uematsu prepararam cartas lidas pela anfitriã aos fãs explicando por que não puderam comparecer e que gostariam muito. No outro dia, porém, Yoko Shimomura também apareceu. Além deles, Roger Wanamo e Jonne Valtonen, os arranjadores finlandeses, estiveram presentes e subiram ao palco.

A minha, a sua, a nossa maior dúvida é saber se a apresentação foi a mesma da executada três anos antes. No que se refere às quatro suítes, basicamente sim, mantendo a mesma seleção de faixas. Com a palavra, o produtor Thomas Boecker: “De maneira geral, nós fizemos muitas melhorias pequenas, como transições aperfeiçoadas etc. No entanto, como dito, são todas pequenas – incluindo partes mais difíceis para o Benyamin Nuss em Kingdom Hearts”. Importante salientar que retocar arranjos prontos não é uma coisa tão fácil de fazer. Já se deu conta de que todas as partituras dos instrumentistas precisam ser reimpressas?

Mas, meu amigo, o melhor ficou mesmo para o final, com o perdão do clichê. O “Encore (Final Boss Suite)” de 2009, o qual era arranjado pelo Jonne Valtonen com auxílio de Roger Wanamo, era um medley com um formato mais tradicional que as suítes executadas, com um tema da batalha final de cada série representada: “Destati” (Kingdom Hearts), “Meridian Dance” (Secret of Mana), “Lavos’ Theme” (Chrono Trigger) e “One-Winged Angel” (Final Fantasy VII), esta entremeada por um solo de percussão de Rony Barrak. Esqueça isso!

“Em relação ao Encore, foi um arranjo completamente novo. ‘Destati’ foi aumentada um pouco, e teve as participações de Rony Barrak e Benyamin Nuss”, afirma Boecker. Além disso e da “Meridian Dance”, a “Lavos’ Theme” foi substituída pela “World Revolution”. “[O arranjo] foi feito pelo Roger Wanamo, então agora todas as transições estão suaves, e há um monte de diferentes melodias sobrepostas de novo. O grande final é uma batalha musical entre Kefka e Sephiroth”. Com isso, a “Kefka” e a “Dancing Mad” foram adicionadas. Agora me responda: o que deve ter sido esse arranjo?

[via Dengeki, 4Gamer.net, Famitsu]

About these ads

11 Responses to “Symphonic Fantasies no Japão: supremo como sempre e com uma inédita e impensável batalha musical entre Kefka e Sephiroth”


  1. 1 fezones 12/01/2012 às 8:04 am

    Absurdo! :OOO
    Alguém por favor, um bootlegzinho se não for pedir demais :p

    • 2 Alexei Barros 12/01/2012 às 11:04 am

      Bom, fezones, eu não esperaria pelo bootleg, como os japoneses não costumam gravar e ainda menos compartilhar os registros.

      Porém, em julho, vai ter duas reprises na Alemanha, e com isso aumenta a chance de a gente ter pelo menos uma ideia de como foi esse Encore novo!

      • 3 Radical Dreamer 12/01/2012 às 11:23 am

        Nem tinha pensado nisso Alexei! Teremos a oportunidade de ouvir o novo arranjo e melhorias em julho.

        Em relação a sua pergunta final, com certeza foi algo extremamente épico, ainda mais porque “Destati” ganhou piano, “World Revolution” está presente e Kefka e Sephiroth agora digladiam em nível musical. Deve ser sensacional!

  2. 4 clefbits (@clefbits) 12/01/2012 às 11:06 am

    Sim, por favor, vídeos! ;)

    Nessas horas, queria estar no Japão. A quantidade de concertos de gamemusic é muito maior do que no ocidente.

    Felizmente, resolveram divulgar novas datas do Symphony of the Goddesses na América do Norte. http://zelda-symphony.com/schedule

    O pessoal que trouxe o VGL poderia tentar trazer mais eventos como esse para o Brasil, não?

  3. 5 Alexei Barros 12/01/2012 às 11:54 am

    @ Radical Dreamer

    Além disso, até fiz questão de colocar as aspas do Thomas nas partes mais difíceis do piano na suíte de Kingdom Hearts, imaginando que você ia gostar de saber dessa, hehe…

    @ Marcelo

    Ah, eu vi essas novas datas da turnê de Zelda, só não achei interessante publicar porque não havia nenhuma novidade de repertório.

    No caso de vir para cá, eu acho que seria muito melhor se fosse uma empresa diferente da Conexão Cultural, até para dar uma variada e promover a concorrência. Porém, não nego que fiquei impressionado em saber que a Conexão vai trazer o Lord of the Rings In Concert para o Brasil.

  4. 6 Radical Dreamer 12/01/2012 às 12:43 pm

    Acertou Alexei, gostei bastante :)

  5. 7 DGC 12/01/2012 às 5:43 pm

    O-M-G!!! Me coçando pra ver/ouvir isso agora! @__@

  6. 8 erikamth 10/02/2012 às 9:39 am

    “Agora me responda: o que deve ter sido esse arranjo?”
    *fim

    O-O assim vc me mata! :O

    Preciso tanto ouvir/saber/ver agora! X_X
    Eles deveriam fazer DVD De todas as apresentações! xO

    Os DVDs japoneses são os melhores na minha opiniao. Nos ocidentais eles tem mania de deixar metade do video mostrando a tela com animação do jogo (a la VGL)….. omg quero ver a orquestra! Trailer eu vejo no youtube! -_-

  7. 9 Marcelo 24/03/2012 às 2:18 am

    Alexei, o Hiroki Kikuta (Seiken Densetsu) voltou a compor para games de videogame! Mais especificamente em Soul Calibur V. Vou te repassar os nomes de suas músicas:

    The Invincible Blade
    Tread Ye the Path of Bravery
    Where Springs Not Fail
    Wings of Sorrow
    Wandering Seer
    Amid the Pure Insanity
    Samsara: The Whell of Eternity
    Adorned With Evil
    Regalia

    Impecáveis.

    • 10 Alexei Barros 26/03/2012 às 9:03 pm

      Acredita que ainda não ouvi a trilha do Soulcalibur V? Aliás, foi uma lástima, porque acabei nem fazendo posts sobre o assunto.

      Lembro, porém, que antes do SCV o Kikuta fez a trilha do Shining Hearts, que é muito boa também, embora não no nível do Secret of Mana. E olha desta eu escrevi um post, hein. =p


  1. 1 Symphonic Fantasies Tokyo: novamente a fantasia suprema, agora direto do Japão « Hadouken Trackback em 11/05/2012 às 4:26 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.532 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: