Final Fantasy XI ganha concerto exclusivo no Japão


Por Alexei Barros

Não sei você, mas o Final Fantasy XI foi o capítulo da série que mais passei longe: nunca joguei e não pretendo jogar por diversão (a não ser por pesquisa). O motivo: a bendita sigla que vem antes de RPG: MMO. Pelo pouco que observo, não parece ser muito popular por aqui. Mas no Japão… as músicas então. Muitas performances amadoras e diversos lançamentos de álbuns, além, é claro, da banda oficial Star Onions, que chegou a fazer shows com faixas do jogo. Fama que aparentemente não se abalou mesmo após o advento do também online Final Fantasy XIV.

Apesar disso, FFXI é representado timidamente nos concertos da franquia, limitando-se às músicas “Ronfaure”, que debutou no Tour de Japon, e “Memoro de la S^tono Opening ~ Distant Worlds”,  tocada desde o Voices, ambas de autoria do Nobuo Uematsu. Para preencher a lacuna e atender à massa nipônica de fãs será realizado o Final Fantasy XI Vana♪con, no emblemático dia 11/11/2011. A performance será da Tokyo Philharmonic Orchestra, com regência do maestro Masahiko Enkoji, no Symphony Hills Mozart Hall em Tóquio.

Boa oportunidade para executar composições de outros músicos, como Kumi Tanioka e Naoshi Mizuta. Como de praxe, aguardo pelo lançamento do CD.

[via Nobuooo]

About these ads

7 Responses to “Final Fantasy XI ganha concerto exclusivo no Japão”


  1. 1 Storm 17/09/2011 às 11:29 am

    Acredito que FFXI seja um ótimo MMO. Já ouvi muitos fãs declarando se tratar do melhor capítulo da saga, e o fato de estar ainda ativo após tanto tempo pode ser considerado uma evidência de sua qualidade.

    Infelizmente, não tive a oportunidade de jogar, então me aprofundei em sua música com as OSTs. Um trabalho louvável, e o Star Onions também é agradável de se ouvir. A parte musical sem dúvida merece mais destaque.

    • 2 Alexei Barros 17/09/2011 às 3:31 pm

      Não duvido que seja um grande MMO, Storm, o problema é o gênero MMORPG que não me apetece. Eu ainda acho que a Square Enix não deveria numerar esse episódio…

      Eu ainda estou para me aprofundar nas músicas. Cheguei a ouvir a OST principal, mas faz tempo…

  2. 3 Shirokasi 18/09/2011 às 12:36 pm

    Tem vários Final Fantasys que eu não joguei, o XI é um que eu não faço a mínima ideia de como seja.
    Parece que até os próprios fãs ignoram esse capitulo.

  3. 4 Wesley Pires 23/09/2011 às 9:58 am

    Faço minhas as palavras do Mestre Alexei, o que ferra no XI é a sigla MMO que vem na frente. Tambem não sou fã do genero massivo, mas que joguem quem goste. Em compensação, a “Ronfaure” é uma musica muito linda, me lembrando forte temas de tabernas. Inclusive conheci a musica nos Distant Worlds da vida =)

  4. 5 Junião 08/10/2011 às 2:38 pm

    Eu sou jogador de FFXI e posso dizer que também não sou atraído pela sigla MMO. Comecei a jogar por se tratar de um jogo da franquia Final Fantasy. Posso dizer que o jogo é muito bom, e tem melhorado com o tempo. Não recomendo pessoas começarem a jogá-lo principalmente se não são adeptos a MMOs em geral. FFXI tende a ser um jogo complicado e difícil de se tomar gosto até mesmo para jogadores experientes de outros MMOs, mas quando se aprende a gostar pode se tornar um vício perigoso. Quanto as músicas, a da região de Ronfaure (próxima área do famoso reindo dos Elvans, San d’Oria) é legalzinha, mas prefiro a de Sarutabaruta (próxima à federação de Windurst). Escutem que vale a pena!

    • 6 Alexei Barros 09/10/2011 às 3:38 pm

      Muito grato pela sua opinião, Junião, porque o seu gosto vai ao encontro do meu: também gosto muito de FF, mas não curto MMO. Justamente o tal vício é um problema. A “Ronfaure” eu conhecia dos concertos da série a exemplo do Wesley aí em cima e ratifico a qualidade, mas a “Sarutabaruta” não tava ligado, tem uma pegada bem Yasunori Mitsuda.


  1. 1 Press Start 2012: um pouco de tudo na segunda meia-dúzia de segmentos « Hadouken Trackback em 22/07/2012 às 4:57 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.546 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: