Tempestade saxofonística em pleno verão

Por Alexei Barros

O Falcom jdk Band 2008 Spring foi o responsável por me tornar fã incondicional desta banda fantástica que é a nova jdk Band, tanto nas participações em CDs, como nos shows, vide o recente jdk Band Live 2010 transmitido ao vivo. Uma vez que ano passado não aconteceu o lançamento de um disco similar, ou seja, com arranjos de ponta a ponta, imaginei que o grupo havia abandonado a ideia. Não, e já temos um candidato de melhor álbum de game music em 2010, ao menos de hard rock: Falcom vs. jdk Band 2010 Summer.

O CD fora vendido no supracitado espetáculo, mas no varejo sairá logo menos, dia 10 de setembro, com uma dezena de faixas (o predecessor tinha 12) relidas pelo arranjador de sempre, o Yukihiro Jindo, de temas de jogos bem mais populares no Japão: The Legend of Heroes VI: Sora no Kiseki the 3rd, The Legend of Heroes: Zero no Kiseki, Gurumin, Ys Seven e  Ys vs. Sora no Kiseki Alternative Saga. Entre no VGMdb no link acima para saber os nomes das músicas – não faria muita diferença se colasse aqui mesmo.

O que me deixou mais empolgado que o normal são os 11 minutos de samples que disponibilizo direto do YouTube logo abaixo. Não me pergunte qual música é qual porque não faço a menor ideia. Além do hard rock com violino, uma mistura que o que tem de inusitada possui de avassaladora, eu fiquei extasiado com a faixa que inicia em 5:31, a partir de 5:45. Não ouvi errado ou fiquei pirado, porque os créditos do CD confirmam: a jdk Band também passou a adotar saxofone! Para tudo! Muitas vezes incompreendido e subestimado – graças aos japoneses minha concepção sobre o instrumento mudou por completo. Quem toca o sax tenor é Kenji Suzuki como mostra o site da Falcom. Nunca ouvi falar – apenas um homônimo guitarrista. Lembrou-me muito a pegada dos saudosos álbuns arranjados da SNK (a referência no título não foi sem querer) que sobrevive em outros trabalhos isolados e não relacionados, como a Battlefield – Those That Slay and Fall” do Sekaiju no MeiQ³ *seikai no raihousya* Super Arrange Version. É, está difícil de encontrar outra banda de game music na ativa com tamanha produtividade e qualidade como a jdk Band. Hard rock de alto gabarito, por vezes com violino ou saxofone, não se vê todos os dias.

10 Responses to “Tempestade saxofonística em pleno verão”


  1. 1 Adon 07/09/2010 às 6:20 am

    ESPETACULAR!!!!!!!!!!

    Não esperava esse nível musical!

    Já sei que estou perdendo muita coisa em não acompanhar a JDK!

    Agradecido pelo post, pois sem ele ignoraria essa tempestade gratificante.

  2. 2 Lia 07/09/2010 às 10:41 am

    Uau, uau, uau. Isso tá ainda melhor que o primeiro.
    Não conheço nenhuma faixa mas umas duas ouvidas no medley e os temas já ficam na cabeça, especialmente o primeiro, um grude =P

  3. 3 Alexei Barros 07/09/2010 às 1:57 pm

    @ Adon

    Fico feliz que você tenha compartilhado da minha empolgação, Adon. Você não é o primeiro a ser surpreendido com a qualidade da banda. Caso já não tenha ouvido e visto, recomendo que confira os outros posts na tag jdk Band. Ainda estou para fazer um post sobre a Ys vs. Sora no Kiseki Alternative Saga Collective Music Files – só não escrevi ainda porque os créditos não estavam disponíveis no VGMdb, e agora estão -, e pretendo também escrever um post com comentários faixa por faixa do vindouro álbum.

    @ Lia

    Concordo, Lia, pelo que ouvi nesse sample tem tudo para superar o primeiro, que já achava genial. Igualmente desconheço as faixas, e mal faço ideia dos jogos. O primeiro tema já conquistou um espaço entre os meus preferidos, e estou mais ansioso ainda pela(s) faixa(s) com saxofone pela novidade.

  4. 4 César Martins 07/09/2010 às 2:06 pm

    Bem legal, cara!
    Gostei bastante da parte com o Sax, mas o meu momento preferido é o da música cantada. Me lembrou alguma banda antiga de Jrock, só não consigo lembrar qual. =D

    • 5 Alexei Barros 07/09/2010 às 2:46 pm

      Curiosamente, César, devo falar que as músicas cantadas geralmente não são as minhas favoritas da jdk Band – não costumam ser muitas, coisa de uma ou duas canções por álbum. De todo modo, costumo apreciar bem mais no caso desta banda especificamente quando é a Kanako Kotera que canta, nem tanto o Icarus Watanabe como no sample acima.

  5. 6 Gustavo Souza 07/09/2010 às 7:27 pm

    Eu não conhecia a jdk band, apesar de gostar das trilhas dos antigos Ys. Mas então ouvi o cd de Ys vs Sora no Kiseki e fiquei viciado. Eu não conhecia Sora no Kiseki nem costumo gostar de músicas naquele estilo, com mais guitarras, mas o cd está simplesmente sensacional. Agora vou correr atrás de mais perfomances da banda e ver se eles mantém o nível :D

  6. 7 Alexei Barros 08/09/2010 às 1:01 am

    Opa, fico feliz que tenha gostado, Gustavo! Já que você curte os Ys mais antigos e quer testar a regularidade da banda eu recomendo fortemente a Ys I&II Chronicles Original Sound Track, que possui muitas faixas com participações dos integrantes da jdk Band.

  7. 8 Adon 08/09/2010 às 9:28 pm

    Muito grato Alexei. Farei o que vc ,mencionou. Compartilho da opinião sobre as músicas cantadas, agora essas instrumentais…

    Por sinal estou com o Ys7 (PSP). A apresentação já começa com uma trilha Hard-Rock sensacional, aliás a qualidade de gravação também impressiona. Outra, logo no início do Game, ao chegar em uma cidade portuária, inicia-se uma música que surpeende pela beleza, algo na lina J-Fusion, apena com teclados, mas mesmo assim de ótimo gosto.

    Meus ouvidos estão adorando essas novas informações.

    Abraços.

    • 9 Alexei Barros 08/09/2010 às 11:05 pm

      Ouvi há certo tempo a trilha do Ys Seven, e gostei bastante, como já está acontecendo com praticamente todos os álbuns recentes da Falcom. Só ainda fiquei de jogar, seu comentário vale para ao menos dar uma testada quando tiver oportunidade. Aliás, quatro das dez músicas do Falcom vs. jdk Band 2010 Summer são do Ys Seven – é o jogo com mais faixas no vindouro disco.


  1. 1 Falcom vs. jdk Band 2010 Summer: as quatro estações em um só verão « Hadouken Trackback em 25/10/2010 às 1:21 am

Deixe um comentário

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.546 outros seguidores

