“Theme of Grandia” – Grandia (Japan Expo 2010)

Por Alexei Barros

Não sei você. Eu acho a “Theme of Grandia” não só uma das melhores músicas do Noriyuki Iwadare, como de toda a história dos videogames. É o tipo de composição que me fez pensar: olha onde a game music conseguiu chegar, além de encaixar perfeitamente com as cenas da abertura da extensa aventura de Justin, Feena e cia.

Isso em 1997, e tal resultado foi obtido graças à utilização de instrumentos reais no tema, desde cordas, madeiras, metais até bateria, baixo elétrico e guitarra, que emerge em um breve solo em 3:24 tocado por Jun Kajiwara, aquele mesmo que aparece em quase todos os álbuns arranjados da SNK. Apesar da interessante versão “Theme of Grandia” do álbum Vent ~ Grandia Arrange Version e da “Theme of Grandia (Marching Ver.)” presente no Grandia Online − Perfect Sound Library − ser bem bacana, para mim não conseguem se equiparar à original.

Até hoje não consigo entender por que nunca foi executada com a instrumentação completa em um concerto oficial. Em compensação, ainda não com orquestra, só com banda, o tema foi tocado no evento francês Japan Expo 2010.

Supera em parte a decepção de sequer ver ou ouvir, apenas sonhar com fotos a performance do show History of Grandia Live na Square Enix Party 2005, por ocasião da revelação do Grandia III. A formação da banda era parecida, com a diferença é que lá havia violino e Iwadare tocava piano, não teclado como aqui.

Mesmo com a riqueza da orquestra resumida a timbres de sintetizador, a “Theme of Grandia” não perdeu tanta força como imaginava, e ganha respeito pela presença do compositor. Além disso, o enlevo provocado pela surpresa do solo de guitarra inexiste, visto que o instrumento participa ativamente desde o começo da performance. No entremeio, ainda tem a tradicional apresentação dos integrantes da banda também formada por Wo-Lya (baixo), Roze Horiguchi (bateria) e Yasufumi Fukuda (guitarra).

10 Responses to ““Theme of Grandia” – Grandia (Japan Expo 2010)”


  1. 1 Orakio "O Gagá" Rob 20/08/2010 às 11:46 am

    Excelente, maestro, valeu pelo link!

    *como é que pode eu nunca ter zerado Grandia?*

    • 2 Alexei Barros 20/08/2010 às 7:01 pm

      Opa, eu que agradeço pela menção no Twitter, Gagá. Ao menos o primeiro Grandia, posso falar que terminei, diferentemente da vergonha que passo aqui ao citar os jogos obrigatórios que ainda não terminei. A história é bem simples dentro dos padrões de RPGs, mas os personagens são extremamente carismáticos e as músicas então são fabulosas.

      Pena que parei por aí, sequer encostei no Grandia II e III. =S

  2. 3 Orakio "O Gagá" Rob 20/08/2010 às 7:38 pm

    Eu tenho uma história impagável com Grandia II, não sei se já te contei… está aqui:

    http://www.retrobits.com.br/site/analises/grandia2#IDComment38804368

    • 4 Alexei Barros 20/08/2010 às 11:07 pm

      HAHAHAHA, sensacional! Aconteceu isso comigo com algum jogo, acho que o FFIX, e que até hoje fiquei de terminar, mas ao menos foi questão de queimar outro CD, não chantagear o vendedor. =P

  3. 7 BP 22/08/2010 às 5:38 pm

    Eu nunca joguei Grandia, e só conheço a música tema pq a ouvi certa vez numa coletanea de musicas dos jogos de Saturn chamada “Saturn was our youth”, ou algo assim (coletanea feita com redbook dos jogos).

    Anyway, sem nem ao menos conhecer o jogo, eu me tornei fã desse tema. É realmente belíssimo, e ouço regularmente. O engraçado é que essa música me lembra alguns temas de seriados americanos da década de 60 e 70. Vai entender minha cabeça…

    • 8 Alexei Barros 22/08/2010 às 5:45 pm

      Nunca ouvi falar dessa coletânea. Não sei se a versão da trilha sonora é a que se ouve no Saturn, visto que algumas vezes tem uma modificação ou outra, mas deve ser idêntica.

      Não acho absurdo a sua comparação, já me falaram que o tema parece a abertura de um típico programa americano de variedades, então está tudo no mesmo balaio.

  4. 9 Thiago 27/08/2010 às 12:45 am

    A pega progressiva ficou muito boa, eu joguei o Grandia II(nossa faz tempo) realmente esse video me fez voltar no tempo.

    Grande abraço e continue com o trabalho de divulgação da game music, a única sugestão é dar espaço para as bandas/artistas nacionais.

    Abraço!

    • 10 Alexei Barros 27/08/2010 às 1:52 am

      Fala, Thiago!

      Apesar de esporadicamente mencionar bandas e artistas nacionais (o exemplo mais recente é o álbum Iwadon), que são mais conhecidos do público gamer (nem todos, é verdade), prefiro destacar as obscuridades. Na maioria estão relacionadas com o Japão, que considero o principal manancial da game music pela criatividade e qualidade, e nem sempre chegam ao conhecimento do público pela dificuldade do idioma.

      Além disso, longe de eu ter a pretensão de falar de tudo o que acontece de game music – curioso que mesmo sendo um nicho, é um universo incrivelmente vasto. Sem que fosse exatamente intencional, o enfoque dos posts acabou se tornando concertos e shows de games ao longo dos anos, com algumas escapadas para lançamentos e comentários de álbuns e performances amadoras menos badaladas.

      Por fim, caso você já não conheça, recomendo os blogs/sites Console Sonoro e Violão de 8-bits, dois blogs enfocados em game music que falam com muito mais afinco sobre artistas e bandas nacionais, e também o Gagá Games, que ocasionalmente traz posts sobre o tema.


Deixe um comentário

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.545 outros seguidores

