Super Mario Galaxy 2 Original Sound Track: a sinfonia das galáxias ainda mais deslumbrante


Por Alexei Barros

Passado o alvoroço que causou o vazamento da trilha do Super Mario Galaxy 2 no YouTube com o perfil falacioso do Mahito Yokota, o álbum oficial do jogo foi lançado via Club Nintendo no Japão dia 11 de julho, felizmente elucidando as autorias de cada faixa – o que estava mais curioso para saber. Antes que seja tarde, se você ainda não jogou e quiser evitar as referências musicais de outros Marios, nem leia o post.

Coube ao Yokota a maioria das composições, além da direção de som. Depois de constatar que muitas das peças impactantes são dele, não acho exagero entronizá-lo no panteão de grandes músicos da Nintendo, apenas por SMG, SMG2 e Donkey Kong Jungle Beat (não tão galáctica, claro). Porque, falando por mim, costumo incluir compositores muito menos prolíficos, alguns até one-hit wonder, como Naoto Ishida (“Big Blue” e “Ending Theme” de F-Zero e o que mais?).

Sobrevoando pela primeira vez as galáxias, como já informado, temos Ryo Nagamatsu, que havia participado da composição da trilha do New Super Mario Bros. Wii, e escreveu nove faixas desta vez. E então pairava a expectativa sobre a participação de Koji Kondo, o supervisor musical do SMG2 e um dos poucos compositores da velha guarda que continua na ativa com a mesma regularidade de inspiração, embora não com tanta frequência (talvez porque os jogos antigos contavam com menos músicas). Tenho a satisfação de informar que há cinco músicas novas dele, ou três, levando em consideração que duas são variações. A saber, “Yoster”, “Starship Mario 1”, “Starship Mario 2”, “Starship Mario 3” e “Koopa Jr.’s Fortress”. No SMG eram quatro, e ele disse que queria ter feito mais na ocasião, veja que coisa. Por último, há um quarto envolvido, o saxofonista Shigetoshi Gohara (ele toca na “Nintendogs Theme – Live Ver.” (Nintendogs) do álbum Touch! Generations Sound Track), responsável pelo arranjo da “Nostalgic Fortress”.

Há mais de 30 faixas executadas pela Mario Galaxy Orchestra, mas não foi feita uma divisão entre orquestradas e sintetizadas como na Super Mario Galaxy Original Sound Track Platinum Version. Só de ouvido dá para saber. O grupo sinfônico, que possuía 50 integrantes no SMG, foi expandido para 60, e ainda recebeu o aditivo de mais uma dezena de instrumentistas, entre baterista, baixista, guitarrista e saxofonistas, para permitir a execução dos temas de sonoridade de big band. Tudo por quê? Por causa do Yoshi.

Além da grandiloquência que pontuou o primeiro SMG, Yokota quis adicionar um tom jovial e alegre que combinasse com a personalidade do linguarudo, e para isso se fez necessário o uso da big band. Ele pediu para que Kondo criasse o tema da Yoshi Star Galaxy, visto que se fosse de sua autoria, seria com a vibração similar das músicas galácticas que caracterizam a trilha. Além do mais, confiou nas especialidades do mestre da Nintendo em criar temas do Yoshi. O resultado é a “Yoster”. A presença do Yoshi ainda garantiu o retorno de músicas advindas do Super Mario World, que marcou a estreia do personagem.

Como no SMG, foi compartilhado um vídeo da gravação da trilha, assistida não só por Koji Kondo e Shigeru Miyamoto, como pela equipe de desenvolvimento inteira, que se revezava para acompanhar as sessões da orquestra no estúdio apertado. Detalhe é que a Mario Galaxy Orchestra foi conduzida pelo maestro-gamer Taizo Takemoto, o mesmo do Press Start. O tema executado é a “Theme of SMG2”:

Separei e comentei as faixas depois do Hadouken que mais me agradaram da Super Mario Galaxy 2 Original Sound Track, e já adianto que Yokota se superou, impressionando mais até do que Kondo. Facilmente uma das melhores trilhas do Mario de todos os tempos.

101 – “Overture”
Composição: Mahito Yokota

As primeiras notas são idênticas à “Overture” do SMG, mas o tema da tela-título já emenda em uma melodia diferente, criando um elo com o jogo original e ao mesmo tempo comunicando que embarcamos em uma nova aventura.

105 – “Sky Island”
Composição: Mahito Yokota

A sucessora da “Egg Planet” do primeiro SMG, que, por sua vez, correspondia a “Super Mario 64 Main Theme” (Super Mario 64), “Overworld” (Super Mario World), “Overworld” (Super Mario Bros. 3), “Main Theme” (New Super Mario Bros.) etc. Ou seja, aquele tema principal altamente memorável que caracteriza cada Mario. A diferença primordial é que todos os anteriores eram do Koji Kondo, e este é do Yokota, o que mostra a sua aptidão. E a faixa congrega as virtudes para eternizá-la na memória, combinando sons galácticos e orquestra.

111 – “Yoster”
Composição: Koji Kondo

Lembra muito o trabalho dele em Yoshi’s Island, isso é, pelo estilo animado e ritmado da música. Conseguiria imaginar fácil no Mario & Zelda Big Band Live, com todo o naipe de saxofones, percussão e teclado que o tema tem direito.

112 – “Starship Mario 1”
133 – “Starship Mario 2”
213 – “Starship Mario 3”

Composição: Koji Kondo

Estamos diante da trinca correspondente à valsa “Rosetta’s Observatory 1” do SMG, e é igualmente encantadora. Por mais que seja uma melodia simples e de looping curto – propriedades comuns dos temas clássicos de videogames –, a variação de instrumentos das três é feita de maneira simplesmente sublime.

114 – “The Starship Travels”
Composição: Mahito Yokota

Mais uma majestosa peça que demonstra a grandiosidade das galáxias, enfatizando respectivamente, os metais e as cordas.

118 – “Square Timber”
Composição: Ryo Nagamatsu

Não sou fã de música country, mas Nagamatsu impressionou ao criar um dos temas mais originais do Mario nos últimos anos com um solo de violino fantástico mesclado com efeitos de som que remetem ao espaço. Genial!

131 – “Cloud Garden”
Composição: Mahito Yokota

A similaridade do nome já escancara a herança da “Wind Garden”, uma obra-prima do Yokota no SMG. Mais uma vez criou uma música afável, e aquele interlúdio (como em 1:01) que mistura o pizzicato dos violinos com o sobressair da flauta é puro encanto.

207 – “Lightning Sea of Clouds”
Composição: Mahito Yokota

Do início carregado de suspense, a faixa aumenta as suas proporções, à medida que o mistério cresce da mesma forma.

209 – “Ghost Conveyor”
Composição: Koji Kondo
Arranjo: Mahito Yokota

Além da onda de nostalgia provocada pelas memórias da “Haunted House” de Super Mario World, ainda por cima o arranjo vale pelo ineditismo, como nunca foi orquestrada anteriormente. Os violinos dissonantes, na companhia dos metais graves ficaram maravilhosamente assustadores.

212 – “Koopa Jr.’s Fortress”
Composição: Koji Kondo

A quinta dádiva de Kondo em SMG2 pende mais para o lado cômico para exprimir a personalidade pitoresca do pentelho do Bowser Jr., com todos os estratagemas de peças de desenho animado, e os diálogos das flautas e dos clarinetes.

216 – “Nostalgic Fortress”
Composição: Koji Kondo
Arranjo: Shigetoshi Gohara

Se não existisse a versão do Mario & Zelda Big Band Live tocada pela Big Band of Rogues, talvez o espasmo de nostalgia fosse ainda maior. De todo modo, é de se elogiar eternamente a genialidade da composição, que o arranjo conseguiu traduzir muito bem para os instrumentos reais. Um fato curioso é que no encarte o Gohara está creditado como compositor, o que não aconteceu com outros temas de Marios antigos arranjados pelo Yokota, coisa que me recuso a aceitar.

222 – “Clock Time Attack”
Composição: Mahito Yokota

A criatividade do Yokota para músicas magnificentes parece não acabar, como comprova mais este estupendo tema, digno das melhores cenas de ação do jogo – isso que é Mario.

225 – “The New Galactic Empire”
Composição: Mahito Yokota

Olha onde fomos chegar… uma música fascinante. Grandiosa e adorável. Definitivamente, a consagração de Yokota como compositor de temas orquestrados.

226 – “Koopa, the Great Mighty King”
Composição: Mahito Yokota

Mais incrível é que não acabou na anterior. Nesta, temos uma peça ainda mais rebuscada, com uso frequente dos metais mais graves e das cordas nervosas toda vida. Mais adiante irrompe o coral, com as mesmas características que marcaram a faixa seguinte, curiosamente de autor diferente.

227 – “Fateful Decisive Battle”
Composição: Ryo Nagamatsu

Anos atrás, seria inimaginável uma faixa com semelhante pompa despontando em um Mario. Mas na temática das galáxias, a grandiosidade musical está de acordo, e Nagamatsu impressiona pelo tema que tem cara de álbum arranjado da Koei, pelo alternância de naipes do coral, com ênfase nos tenores e baixos. Compare com a “The History Of China” (Romance Of The Three Kingdoms X Original Soundtrack), por exemplo. Até pensei que fosse do Yokota, como ele trabalhou lá.

229 – “Super Mario Galaxy 2”
Composição: Mahito Yokota

Acredito que o tema dos créditos, pois é um medley soberbo com diversos temas do jogo, tal qual a “Super Mario Galaxy” no predecessor. Disse uma vez e mais uma vez repito: a “Wind Garden” aflorando em 2:55 é mancada das grandes.

232 – “Theme of SMG2”

Composição: Mahito Yokota

Como é a última faixa do segundo disco, fico na dúvida se o tema toca de fato no jogo ou é apenas um bônus, visto que esta ilustrou o trailer da Nintendo Media Summit 2010, mostrado anteriormente em versão sintetizada na E3 2009. Combina de maneira sutil a “Sky Island” do SMG2 com a “Wind Garden” do SMG.

[detalhes da gravação via Andria Sang e OSV]

6 Respostas to “Super Mario Galaxy 2 Original Sound Track: a sinfonia das galáxias ainda mais deslumbrante”


  1. 1 DGC 20/08/2010 às 7:16 pm

    Já disse anteriormente e direi novamente: espetacular, simplesmente espetacular!

    E olha que eu já havia achado que o Yokota tinha se superado quando escutei só a “Koopa’s Lava Empire”, hein maestro…
    heheh

    • 2 Alexei Barros 20/08/2010 às 11:00 pm

      Realmente, DGC. Estou na expectativa pelo The Legend of Zelda: Skyward Sword, como o Mahito Yokota compôs o teaser do Twilight Princess acho que ele também está envolvido e depois do aprendizado do uso de streaming no Super Mario Galaxy não há desculpa para não ter temas orquestrados ingame.

  2. 3 leandro 23/08/2010 às 10:12 pm

    muito bom mesmo…
    legal de mais ver um grupo de compositores fortes na big n trabalhando em um unico game.
    obs:eu sempre ouvia o teaser do twilight princess e ficava louco…
    agora que eu fui reparar que era do Yokota…valeu pela informaçao Alexei Barros,agora que eu estou ainda mais no aguardo pelo Skyward Sword.
    Barros,vc sabem quem é o compositor do DKC returns.Sera o D. Wise?

    • 4 Alexei Barros 23/08/2010 às 11:36 pm

      Acredito ser uma política da Nintendo, porque nesses últimos projetos grandes sempre há pelo menos dois compositores envolvidos – geralmente um experiente, como o Koji Kondo, cercado de novos talentos. Nos últimos Zeldas tem sido assim também.

      Sobre o compositor do DKC Returns, infelizmente não é o David Wise como tanto gostaríamos, mas é alguém de respeito. Será o Kenji Yamamoto, o mesmo que participou das trilhas do Super Metroid e da trilogia Metroid Prime, conforme noticiado pelo IGN.

  3. 5 Edk 26/08/2010 às 1:57 pm

    Realmente fantástica a trilha de SMG2 como já havia sido a de SMG. Sou apaixonado por game music e acho o seu blog incrível.
    Abs.

  4. 6 Tomamais 17/11/2011 às 12:53 pm

    Square Timber é um folk genial!! Viciante!


Deixe um comentário




Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall