Prandoni on the Walk #01 – Conhecendo o Personal Trainer: Walking

ntr_Walking_Bundle_2

Por Claudio Prandoni

Nesta terça-feira, dia 26 de maio, sai o Personal Trainer: Walking para Nintendo DS. Trata-se de um curioso programa de treinamento físico meio nos moldes do Wii Fit: traz um acessório curioso e exercícios disfarçados de minigames. Ou coisa assim.

Tive a chance de testá-lo antecipadamente e, de fato, farei o teste durante uma semana, período máximo no qual o software registra o ritmo de caminhada.

personaltrainerwalking02Aliás, esse é o lance da brincadeira: o cartucho acompanha dois Activity Meter, esse acessório bonitinho aí da imagem. Coloque ele no bolso, esqueça e saia andando feliz pelo mundo. O aparelhinho tem um sensor de movimento à la Wii Remote e contabiliza todos os passos dados durante o dia. Depois, basta clicar no botão cinza no meio dele enquanto aponta para o cartucho do jogo no DS (ligado, claro) e transferir os dados.

O game registra todos os passos e exibe o seu ritmo de vida – momentos de caminhada e exercício constante, outros de ritmo moderado ou inexistência de atividade, quase vulgo sedentarismo.

Enfim, depois é possível conferir esses dados de novo. organizar em rankings, compartilhar com o mundo inteiro via WiFi Connection e até jogar uns minigames bobinhos. Ou coisa assim, na verdade seus passos registrados servem como moeda em algumas brincadeiras simpáticas e sem objetivo – que o Alexei, portanto, não curtiria.

Pretendo expor aqui durante estes próximos sete dias relatos da minha convivência com o Activity Meter.

DIA 1 – DOMINGO 24/06

Domingão na casa dos pais em Santos. Dormi a manhã inteira, logo o Activity Meter fez o mesmo, dormindo em cima da minha escrivaninha. Por volta das 3 da tarde liguei o aparelhinho, cadastrei meu Mii no jogo e parti para a caminhada.

personaltrainerwalking12Breve interlúdio: este é o primeiro título de DS que permite usar Miis. Dá para criar no próprio portátil ou então transferir do Wii. Por enquanto fiz um por conta própria, visto que o console caseiro está na minha casa em São Paulo – nesta segunda, mais tarde, farei a transferência para ver como é. Ponto bacana: meu Mii pode usar camiseta regata! Toma essa, Gus.

De volta à caminhada. Fui a pé até o shopping, o que rendeu cerca de 40 minutos de bate perna. Mais caminhada moderada lá dentro e volta pra casa. Jantar, PC e nada mais. Por volta das 9 e meia da noite fui para o cinema. A pé, claro. Antes porém dei um pulo em uma livraria em outro shopping mais perto de casa. No total deu mais uns 20 minutos andando.

Vi Anjos e Demônios (ótimo, frenético como o livro, mas ainda prefiro a contraparte original e escrita), duas horas e pouco sentado. Lá pela meia e noite pouco voltei a pé para casa. Em uns 30 minutos já estava no conforto do lar. Hora de registrar minha caminhada total do domingão.

Resultado: pouco mais de 15 mil passos. Caramba! E o jogo ainda estava querendo pegar leve comigo, estabelecendo uma meta diária de 3 mil passos. Rá! Mas convenhamos: foi um dia atípico, marcado por um domingão de sol e muito a fazer. Nesta segunda-feira retomo a rotina diária de trabalho e tal e vamos ver como ficam as coisas.

personaltrainerwalking05Ainda assim, acho curioso como o treco incentiva uma vida mais saudável. Além de apontar minha rotina durante o dia – picos de atividade física, momentos de descanso e tal – o software ainda estabelece objetivos. Não influenciam diretamente a experiência digital, mas compõem esse lance do “joguinho que ajuda a deixar em forma”. Por exemplo, o Personal Trainer: Walking definiu que devo comer mais vegetais. Bora pra alface.

Ah, sem contar que tem aquelas firulas bem nintendistas: o lance do Mii, a interação com o Activity Meter (que quando se comunica com o DS aparece em tela falando contigo, como se ele realmente migrasse da vida real para o game e vice-versa), os conselhos enquanto checando o gráfico de desempenho, os minigames inúteis e charmosos e, finalmente, o fato de que o programa serve também para medir a atividade do seu cachorro. Prenda na coleira do cãozinho e ao final do dia saiba o que ele andou aprontando. Ou coisa assim.

O bom é que o Activity Meter é leve e não incomoda. Joguei no bolso e esqueci que ele estava lá boa parte do tempo. Só espero que depois eu não esqueça de levar ele comigo durante a semana. Veremos.

13 Respostas to “Prandoni on the Walk #01 – Conhecendo o Personal Trainer: Walking”


  1. 1 Gustavo Hitzschky 25/05/2009 às 3:29 pm

    Puxa vida, tenha o caminhar.
    Mas de fato você andou feito um sertanejo no domingão, hein? Guimarães Rosa e Graciliano Ramos, ambos aprendizes de maestro Alexei “não vejo objetivo” Barros, ficariam orgulhosos de suas léguas percorridas. Qualquer dia passo aí no reduto para surrupiar o aparato.

  2. 2 Marques 25/05/2009 às 4:20 pm

    Muito bom texto, Prandoni. Mas com toda a sinceridade, digo que eu não conseguiria me acostumar a andar com esse acessório

  3. 4 Daniel Oliveira 25/05/2009 às 4:27 pm

    Será que eu me animo para jogar isso?

  4. 6 Vinícius Lima 25/05/2009 às 5:20 pm

    Eu vou comprar e vou por um na minha gata. Será que serve?

  5. 7 Lucas Patricio 25/05/2009 às 5:54 pm

    Impossivel. Fiquei com curiosidade de “jogar” isso. o.o’

  6. 8 Daniel Oliveira 25/05/2009 às 6:38 pm

    Serve sim vini,
    Da para colocar no gato, cachorro, cavalo, coelho e até na tartaruga.

    Ja pensou que legal observar quantos passos uma tartaruga da por dia? =)

  7. 9 VilicoBRA 26/05/2009 às 11:34 am

    Isso é genial! Acho que vou comprar e alugar o medidor para meus pais, vizinhos e afins. Vou me tornar um personal trainer. Só não vou falar que eu que desenvolvi o software porque aí já é demais. Hahaha!

    Falando sério, penso ser muito legal pra quem gosta de caminhar ou pretende começar. Acho que minha noiva vai adorar. Será que é legal pra correr também?

  8. 10 Nathalie 27/05/2009 às 11:48 am

    Não tinha visto nada demais nesse jogo antes… Mas agora deu até uma vontadinha né? Culpa do Prandoni…

  9. 11 Wesley Pires 27/05/2009 às 3:40 pm

    Puxa, meu celular faz algo similar, tipo cponta os passos e calcula as calorias gastas por dia. Mas achei bacana. É a Nintendo rumo ao sedentarismo zero.

  10. 12 geraldofigueras 27/05/2009 às 6:03 pm

    É algo típico da Nintendo: bobo ao extremo, mas todo mundo quer jogar. Gostei, preciso experimentar esse. E é portátil, coisa que o Wii Fit não era e me fez enjoar da cara dele.

  11. 13 miwi 28/05/2009 às 12:52 pm

    Estou querendo me tornar menos sedentária, será que algo assim me ajudaria?


Deixe um comentário




Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall