Por Alexei Barros
Levante a mão quem acha o Jaguar uma das coisas mais pútridas já concebidas. O que falar então daquele abominável controle-calculadora? Pior é tentar vender uma caca dessas.
O comercial parece até um argumento descabido de um vendedor mal-informado. Mas não. É uma aula de marketing de videogame. Ou de matemática? Vejamos pelos números. O Sega Genesis tem 16-bits. O 3DO (?) possui 32. E o Jaguar 64. Qual é o mais avançado?


















Cara, eu tava pensando no Jaguar hoje mesmo!
Nunca coloquei as mãos num desses. Nunca conheci ninguém que tenha feito isso. Nem se quer ví ele na minha frente. Não que eu realmente quisesse.
Quando ele chegou o que dominava o mercado era Mega Drive e SNES, mesmo assim não conseguiu popularidade e quando o Playstation apareceu ele não aguentou e levou a Atari pro buraco. E olha que segundo as contas da profs aí, ele era o mais avançado. =D
Confesso que na época em que lançaram o Jaguar eu não entendia como ele já podia ser 64-bits se na época mal estávamos nos 16.
Muito espertamente, a Atari não mostra o abominável controle no comercial. Não que ajude muito na verdade…
“Levante a mão quem acha o Jaguar uma das coisas mais pútridas já concebidas.”
o/
Não podemos esquecer tambem do Atari 5200 e do CD-i….=D
E detalhe que a Atari ainda lançou um acessório para rodar CDs na tentativa de salvar o bichinho. Fracassou mais uma vez.
Eu já tive a chance de jogar no Jaguar. Os graficos eram horriveis, mas era um tipo de Starfox sem nenhuma textura mas com mais frames por segundo. O som era bem bom. O controle eu pensava que era mais pesado, mas não é. É apenas desconfortável de se pegar, e é impossivel utilizar aqueles botõezinhos pequenos sem tirar a cara da tela, pq eles são todos juntinhos.
@ Cesar / Acid
Pois aí está, Cesar. Acid, você é a primeira pessoa que eu ouvi falar que já jogou o Jaguar. E confirma a minha suspeita do quão hediondo é o controle.
@ Prandoni Jaguar
Não tiveram a coragem de mostrar o controle no comercial. Devem ter aproveitado para uma aula de matemática – apesar da comparação de números mostrada pela professora, ainda é uma “aula” de marketing de videogame.
@ Diego
E fazendo força para não levantar os pés…
Não tem jeito, o troço foi uma porcaria mesmo. Sempre que estou lendo sobre consoles antigos, me deparo aqui e acolá do pessoal falando mau dessa plataforma e do seu controle super ergonômico rs.
Passa longe satanás hehehe
Mas, sinceramente, depois desses dois protópitos de controle lançados pela atari, não se poderia esperar muito mais dela…..u.u”
http://www.atariage.com/5200/images/controllers/con_Atari5200.jpg
http://www.atariage.com/5200/images/controllers/con_Atari5200Trakball.jpg
@ Sérgio
Realmente o Jaguar é um dos campeões dos consoles apedrejados. Aos poucos vou tentar postar comerciais das outras tranqueiras, como as porcarias que o Diego citou.
@ Diego
Então descobrimos de onde a Atari tirou a calculadora. :D
@Alexei
Eu inclusive to fazendo um apanhado desses vídeos também pra colocar lá no meu blog depois. É muito interessante ver como antigamente o pessoal se importava com periféricos e em atacar uns aos outros pra dizer que o console deles é melhor rs.
Qualquer coisa ai, podemos compartilhar.
@Alexei
Seu puder, tenta falar um pouco dos consoles neo geo já lançados. Não que eles sejam ruins, só pela curiosidade mesmo =]
@ Sérgio
Beleza, Sérgio! Ficarei de olho no seu blog também!
@ Diego Paulino
De Neo Geo eu não manjo quase nada, Diego, mas tentarei procurar sim. Ah, referente à marca, cheguei a postar comerciais pitorescos com atores do Samurai Shodown e Fatal Fury há algumas semanas.
Eu sou um feliz jogador que nem VI um Jaguar pessoalmente, quanto mais jogá-lo (longe?). A ignorância é o preço da pureza.