Soco na cara

Por Alexei Barros

Não gostei. Serei obrigado a destilar o meu azedume mais uma vez com a série Street Fighter no quesito auditivo. A Street Fighter IV Original Soundtrack será lançada, como já disse antes, dia 25 de fevereiro, mas ouvi de antemão um rip (desta vez com os canais de áudio balanceados) e fiquei desapontado.

A Capcom parece não dar o devido valor às músicas do SFII, não obstante as dezenas de álbuns do jogo através dos anos.  Seria a ocasião perfeita para as versões supremas dos temas dos personagens, mas em vez de utilizar uma banda ou então uma orquestra de verdade – o que é padrão hoje praticamente –, tudo é sintetizado e, em alguns casos, com sons de instrumentos pouco convincentes.

Isso fica explícito no tema do Zangief em arranjo jazzístico. Pela introdução, parece explodir numa onda de metais big band quando entra o saxofone sintético mais vagabundo e nauseante que ouvi! Três dos melhores temas – Ryu, Ken e Guile – estão embalados em remixes sem vida. Questiono a adoção do eletrônico. As composições do jogo não combinam com o estilo – claro que sempre aparece um Koshirão com um “M. Bison Stage” (tema do Balrog) para contestar. Perto desses, o tema da Chun-Li está uma obra-prima. O que está melhorzinho é o da Cammy, com uma guitarra até que interessante. Lamentarei para sempre a ausência da nostalgicamente poderosa “Title”. Para completar, bizarramente inexistem os temas de Blanka, Dhalsim, E. Honda, Fei-Long, Balrog e Vega. Alguém poderia me explicar?

O resultado não é abominável, mas eu esperava muito mais – quem sabe uma AST não compense as minhas queixas. Para você também opinar sobre a trilha, coloco links do Goear de todos os temas de personagens nas versões do SFII e IV. Dos novos personagens nem fiz questão.

World Warriors:

“Ryu Stage” (SFII) – “Theme of Ryu -SFIV Arrange-“ (SFIV)
“Ken Stage” (SFII) – “Theme of Ken -SFIV Arrange-“ (SFIV)
“Chun-Li Stage” (SFII) – “Theme of Chun-Li -SFIV Arrange-“ (SFIV)
“Guile Stage” (SFII) – “Theme of Guile -SFIV Arrange-“ (SFIV)
“Zangief Stage” (SFII) – “Theme of Zangief -SFIV Arrange-“ (SFIV)

Four Two Devas (considerando versão japonesa):

“Sagat Stage” (SFII) – “Theme of Sagat -SFIV Arrange-“ (SFIV)
“Vega Stage” (SFII) – “Theme of Vega -SFIV Arrange-“ (SFIV) [M.Bison]

New Challenger:

“Cammy Stage” (SSFII) – “Theme of Cammy -SFIV Arrange-“ (SFIV)

41 Responses to “Soco na cara”


  1. 1 Claudio Prandoni 19/02/2009 às 2:54 am

    Ouvi intensivamente hoje e achei a música do Fei Long uma das coisas mais ridículas já feitas.

  2. 2 Igor 19/02/2009 às 3:46 am

    Não ouvi ainda – e não o farei agora: a hora não colabora muito -, mas adianto que acho uma pena, visto que gosto bastante dos temas do jogo e acho que eles poderiam ter sido muito bem aproveitados.

  3. 3 Orakio "O Gagá" Rob 19/02/2009 às 6:29 am

    Cacilda, que desastre!

    Ouvindo o tema do Guile me veio a cabeça uma versão de Katamari Damacy em que o sujeito vai enrolando uma enorme e asquerosa bola de meleca.

  4. 4 R. 19/02/2009 às 8:32 am

    Ah, sei lá… pra ser sincero eu não fazia questão nenhuma dos temas antigos clonados, hrm, quer dizer, retrabalhados. Mas se eles foram adiante com essa idéia, deveriam mesmo ter feito a versão definitiva de cada um.
    As músicas estão só ok, nada especial, mas o que me chateou de verdade é que eu esperava temas mais “uplifting”, que fossem um abuso de batidas e efeitos, pra dar um clima mais enérgico nas lutas (me parece que o próprio produtor comentou que seria assim em determinado momento). Enfim, saudades da OST do Street Zero 3, essa era excelente pra acompanhar a pancadaria.

  5. 5 Bruno 19/02/2009 às 8:38 am

    Até que eu gostei das versões do Ryu, Chun Li

    O Comecinho do novo tema do Sagat me lembrou um pouco de California Games, o tema do surf =p

  6. 6 Chains 19/02/2009 às 9:16 am

    Caras, ainda sou mais o Mega Driver: http://www.megadriver.com.br/site.cgi

    Prefiro os acordes pesados as batidas eletrônicas desse novo remix.
    Mas enquanto a pancadaria rolar acredito que não vai fazer muita diferença pra mim.

  7. 7 Bruno 19/02/2009 às 9:35 am

    Isso eh verdade, Mega Driver eh muito show mesmo!

  8. 8 Inacio 19/02/2009 às 10:00 am

    Particularmente, eu tenho muitas ressalvas a respeito de rearranjos de temas antigos. No caso do Street Fighter, a coisa pega mais pelo fato de terem saido tantas versões com basicamente os mesmos temas, fazendo com que ficassem no nosso subconsciente coletivo. Concordo que, se e para acontecer uma releitura, que aconteça de forma a justificar-se tal releitura (tal como aconteceu no Smash Bros. Brawl).

  9. 9 Cledson 19/02/2009 às 10:18 am

    Quêee que isso!?!?!?!?
    Como dizem por ae:”abominável”!

    Tampem me pedras, mas sou muuuuuuuuuuuuito mais a trilha original do street 2, mesmo q seja do mega drive, que na época não tinha la o melhor chip de áudio.

    Se o jogo realmente sair pra pc, seria uma boa se tivesse como substituir as músicas que vierem por uma pasta de mp3. Eu ia gravar as do arcade e coloca por cima!

  10. 10 Alexei Barros 19/02/2009 às 11:27 am

    @ Fei-Long Prandoni

    Ué, então tem o tema do Fei-Long no jogo? No rip há umas músicas de fases também, confesso que não saquei direito. Na época do SFII era muito mais simples com um tema para cada personagem… :(

    @ Igor

    Não deixe de opinar quando conseguir ouvir, Igor, haja vista que costumamos discordar em muitas opiniões. =P

    @ Orakio / Bruno / Chanis

    O tema do Ryu e Ken (principalmente este) achei passáveis e do Guile absolutamente deplorável. Talvez o pior de todos.

    @ R.

    Vou discordar. Eu fazia toda a questão que colocassem as melodias antigas que estão inerentes ao personagem e ao jogo. Formou-se um elo de identidade entre lutador e música. Como você disse, já que a intenção era essa, deveria ser feita com capricho. Isso piora ainda mais ao constatar que o jogo bebe da fonte de SFII.

    @ Inacio

    Mesmo do Brawl, que acabou decepcionando para mim pelo desperdício de potencial, notou-se uma ambição muito maior do que essa trilha.

    @ Cledson

    Falando em Koshirão, para mim o sax sintetizado da “The Island of Everlasting Summer” (Super Adventure Island) de 1992 (!!!) é muito mais convicente que esse ultrajante tema do Zangief.

  11. 11 Cledson 19/02/2009 às 1:16 pm

    Alexei…
    sobre o Island Everlasting… concordo e assino embaixo hehe.
    Inclusive, muito bom vc ter citado o game. Vou tratar de jogar, pq so joguei 1 ou 2 vezes na época. Não sabia que era do Koshirão heheh

  12. 12 Vinicius de moura 19/02/2009 às 1:39 pm

    achei legal a trilha sonora da Cammy ( essa ficou melhor que a versão do SSFHD Remix)e do Zanguief tb ficou legal, o restante eu não ouvi ainda mas acho que poderiam ter caprichado mais.

    pessoal joguei o jogo em uma loja de games e estou muito feliz por terem caprichado tanto nos graficos e na jogabilidade.

    se for o caso do som não agradar é só fazer o que eu fazia quando eu tinha meu velho mega driver, é só abaixa o som e porrada nos lutadores de rua!!!!!!!!!!!

    kkkkk!!!!!!!!!

  13. 13 Vittor 19/02/2009 às 1:46 pm

    Diabos, podiam ao menos ter colocado algo parecido com aquele Instumentl Album que eu tenho aqui, aquilo sim é show!

  14. 14 R. 19/02/2009 às 1:50 pm

    É Alexei, mas arrisco dizer que seria até mais coerente pegarem as melhores “arranged versions” dos diversos álbuns de trilhas, remixes e tributos do SF que existem por aí e usarem diretamente. Já existe tanto material que acho que não tem mais porquê fazer novas (e piores) versões dos mesmos temas.
    De qualquer forma, ainda estou curioso pra ver como ficarão dentro da experiência de jogo em si. Às vezes muda a percepção…

  15. 15 Vinicius de moura 19/02/2009 às 2:23 pm

    queria saber onde tem essas musicas pra baixar em mp3.

    alguem sabe???

  16. 16 XBR_Oliveira 19/02/2009 às 3:41 pm

    …só lembrando o pessoal que essas músicas só tocam quando vc enfrenta o seu rival…o Sagat é o rival do Ryu, e jogando com ele vc vai enfrentá-lo antes do Seth e é aí que em vez de tocar a música do cenário, toca a música tema do Sagat…antes dessa luta do rival as músicas são inéditas…eu gosto de todas, mesmo com o estilo eletrônico e afins…algumas já não saem da minha cabeça…só não gosto (de tanto tocar) da música cantada que fica repetidno o tempo todo enquanto estamos no menu…

  17. 17 gOk 19/02/2009 às 4:07 pm

    Nos últimos 2 dias joguei muito SFIV e digo, o jogo compensa a trilha sonora. Infelizmente ela não vale nem 1 mísero centavo, muito eletrônico, mesmo com muita gente não gostando, ainda prefiro a do SFII HD.

    Mas resumindo, o jogo compensa a falta de qualidade na trilha sonora :)

    Joguem e vão ver :D~

  18. 18 Khronny 19/02/2009 às 4:43 pm

    Nossa eu gostei dos arranjos das músicas sim, podem não ser geniais ou ter a qualidade instrumental desejada, mais eu achei que ficaram bom sim, sem comparar com as do SFII, apenas ouvindo as músicas e talz
    O que tem me matado é a demora pro jogo chegar no brasil, não vejo a hora de ver ele no site da minha loja favorita pra correr pra lá agarrar a edição especial!

  19. 19 Danilo 19/02/2009 às 5:37 pm

    Ai como doi….de fato todas ficaram sofriveis!!!!
    Pelo amor Hadouken nessa galera da CAPCOM, fazem aproximados 1 ano e meio que falam desse street..e FAZEM ISSO!!!!

    Se for assim coloca a Galera da banda de Megadriver pra tocar os temas, ahuahuahuaha

  20. 20 Misawa 19/02/2009 às 6:23 pm

    As que eu ouvi até agora (Ryu e Guile) me pareceram legais até. Nâo sou fã da música eletrônica, mas acho que diante do jogo, as músicas fazem o seu papel muito bem. Sinceramente, não sei se versões orquestradas seriam a melhor pedida.

  21. 21 Marques 19/02/2009 às 8:49 pm

    eu to jogando muito SF4 e não gostei da trilha sonora. Ela não empolga como SSFIIT HD Remix e não chega nem aos pés das músicas de SFII. Quem cuidou da parte sonora deveria se esforçar mais visando produzir a trilha da série principal.

    Mas o jogo está perfeito(menos o aspecto musical)

  22. 22 Alexei Barros 19/02/2009 às 9:18 pm

    @ Cledson

    Justamente por saber que a trilha era do Koshirão eu tentei avançar no jogo, mas prepare-se porque é relativamente difícil e os continues são limitados.

    @ Vittor

    Acho o Street Fighter Imagem Album ótimo, supera fácil o SFIV, porém ainda não é o definitivo.

    @ Vinicius

    Ah, mas para superar o tema da Cammy no SSFIITHDR não é muito difícil não. =P

    @ R.

    Assino embaixo! Por um lado teríamos a certeza de que os arranjos conhecidos estariam lá, por outro poderíamos criticar a Capcom por reaproveitar as músicas. É um dilema.

    @ XBR_Oliveira / gOk / Khronny / Danilo / Marques / Misawa

    De fato, ouvir as músicas no jogo proporciona uma sensação diferente. Separadamente, não gostei como vocês podem ter percebido.

    @ Misawa

    Interessante o seu ponto de vista, talvez as faixas orquestradas nas lutas não combinariam muito. Gostaria, no entanto, que um concerto tocasse em uma suíte todos os temas dos personagens mais a música de abertura. Seria épico.

  23. 23 Cledson 19/02/2009 às 9:34 pm

    Hummm ta…. tentarei jogar na raça então, sem savegames pra ver hehe
    vlw!

  24. 24 Acid 19/02/2009 às 9:43 pm

    Não entendi o que o Syun Nishigaki tá fazendo na tag do post. Ele fez só algumas musicas do Alpha, não? E lembrando que nem Yuzo Koshiro tem tag só pra ele :/

    Quanto às musicas, eu ia justamente dizer que a versao do SNES da musica do Zanguief é mais orgânica do que esta, quando vc citou um sax ainda melhor, que foi a do Koshiro. Deviam ter usado a do Tribute Album, que é perfeita. O mesmo com Dhalsim.

    As de Ken e Guile ficaram até interessante.

  25. 25 Alexei Barros 19/02/2009 às 9:59 pm

    @ Acid

    Olha, pelo que apurei o Syun Nishigaki participou da trilha do Alpha 2, Acid. Coloquei na tag porque ele fez com o Isao Abe a trilha do Super Street Fighter II, ou seja, por causa do tema da Cammy. Mas quem disse que não tem tag do Yuzo Koshiro? :D

    E é até covardia comparar a “Zangief Stage” do Tribute com essa versão do SFIV.

  26. 26 Bruno 19/02/2009 às 11:01 pm

    Achei que as músicas cumprem o papel, mas nada demais também. O que me parece de verdade foi que miguelaram dinheiro pro compositor, deixando ele tendo que fazer todo o trabalho sozinho. Nem pra chamar um saxofonista pra gravar o tema do Zangief, que devo concordar, tá digno de toque de celular…

  27. 27 Alexei Barros 19/02/2009 às 11:16 pm

    “Nem pra chamar um saxofonista pra gravar o tema do Zangief, que devo concordar, tá digno de toque de celular…” (2)

    Poxa, SFIV merecia muito mais do que meros ringtones…

  28. 28 Vittor 20/02/2009 às 12:48 am

    @ Alexei Barros

    Não era exatamente esse CD Instrumental que falei, é outro que baixei no Galbadia Hotel.
    Upei duas pra você ouvir, a primeira é fantástica, tema de Balrog(o espanhol, não o Boxeador). Eu até sonhei com uma introdução dele no SFIV tocando esta música:

    http://www.goear.com/listen.php?v=cb584f7

    E essa do Guile, que é uma das músicas mais bonitas de SF ao meu gosto:

    http://www.goear.com/listen.php?v=965982d

  29. 29 Igor 20/02/2009 às 12:56 am

    Infelizmente terei que concordar contigo essa vez Alexei… E ainda acho que vale ressaltar mais uma vez o saxofone TOSCO da música do Zangief.

  30. 30 Alexei Barros 20/02/2009 às 7:25 am

    @ Igor

    Hahaha! O arranjo em si, com um toque jazzístico e tudo mais, gostei, mas a instrumentação está péssima. Ainda tento entender porque a Capcom usou a Orquestra Sinfônica de Hollywood para a trilha do RE5 e sequer contratou uma banda para tocar as músicas do SFIV… :(

    @ Vittor

    Como que eu li “Instrumental” e falei “Image”? =/
    Na verdade esse é o Sing!! Street Fighter II Instrumental Version, agora que vi. Sem dúvidas, é um dos melhores que tem por aí. Essa versão do tema do Guile é a minha preferida.

  31. 31 drdoom 20/02/2009 às 12:59 pm

    com certeza as músicas do SFII hd remix estão muito superiores…

  32. 32 Metarumano Birdman 21/02/2009 às 2:49 pm

    Carai…. Pude jogar a versão do Xbox360, terminei umas três vezes.. e confesso que nem percebi ou reconheci as músicas…

    Será que as músicas são diferentes?? De música só lembro de umas batidas eletronicas… e olha que como muitos posso cantarolar os temas de todos os clássicos SF2… mas ná hora da jogatina, mesmo concentrado eu cantarolaria se tivesse reconhecido..hehehehe

    Para não dizer que não reconheci nenhuma o do Ryu eu percebi durante o jogo… Ahh da Sakura também…

    O que um arranjo não faz?

    Ahh.. falando em música qual é o nome daquela que toca na abertura, não o jpop meloso… a que é instrumental… será que já dá para achá-la em boa qualidade?

  33. 33 Alexei Barros 21/02/2009 às 3:06 pm

    @ Metarumano Birdman

    Você diz diferentes do X360 e PS3? Devem ser iguais, e não estranhe não tê-las reconhecido, já que muita gente comentou que a concentração nas lutas é tanta que mal dá para reparar nas músicas. :D

    Você se refere àquela música depois da canção dos Backstreet Boys (=P) da abertura? Não encontrei no rip estranhamente, e espero sanar a dúvida quando a OST for lançada.

  34. 34 Metarumano Birdman 21/02/2009 às 11:27 pm

    @ Alexei Barros

    Hum… agora vendo melhor o tracklist do futuro OST, eu acho que o que mais toca é as músicas dos estágios… não sei qual é a condição para tocar o tema dos personagens… Se for que nem o SSF2HDRemix que é só trocar nas opções beleza, mas essas dos estágios são imperceptíveis…

    Quanto a música da Abertura… é essa mesma.. se bobear é a melhor música do SF4.

  35. 35 Alexei Barros 21/02/2009 às 11:29 pm

    “não sei qual é a condição para tocar o tema dos personagens…”

    O XBR_Oliveira explicou direitinho logo aí em cima. Agora eu saquei!

    “…só lembrando o pessoal que essas músicas só tocam quando vc enfrenta o seu rival…o Sagat é o rival do Ryu, e jogando com ele vc vai enfrentá-lo antes do Seth e é aí que em vez de tocar a música do cenário, toca a música tema do Sagat…antes dessa luta do rival as músicas são inéditas…eu gosto de todas, mesmo com o estilo eletrônico e afins…algumas já não saem da minha cabeça…só não gosto (de tanto tocar) da música cantada que fica repetidno o tempo todo enquanto estamos no menu…”

  36. 36 Leonardo "Ikari Léo" Mendes 25/02/2009 às 2:21 pm

    Vou ser o do contra e dizer que, no geral, eu gostei da trilha de SF IV sim. Pode não ser a trilha suprema, como já disseram e concordo, mas eu achei melhor que a do SSFIIT HD Remix.

    Alguns temas realmente abusam da sintetização e do techno, mas eu achei que foram bem compostas e executadas. Discordo da afirmação de que o tema do Ryu seja sem vida (na verdade, OS, são dois temas do Ryu, uma na Rival Match do Sagat, e outra, mais lenta mas mais intensa, na Rival Match de Akuma e Gouken), eu achei que nas lutas ela dá sim aquele feeling das versões clássicas. O mesmo vale para a do Ken. A do Guile, bem, a introdução é controversa, mas, considerando que ela foi feita pra tocar no meio da cutscene dele com o Abel… E, nossa, como não mencionar o tema da Rose? A versão desse tema, com um belo uso de violinos (sintetizados ou não, whatever) seguido de uma ótima guitarra a lá Mega Driver, ficou show! E eu curti os temas dos personagens novos, em especial a do Abel (foi a composição mais “Street Fighter II” para personagem novo) e a da C. Viper (bem diferente do habitual, chega a lembrar mais um tema de KOF do que de SF, mas me agradou a mistura de techno, coro e piano).

    Pra mim, o maior pecado na parte sonora de SF IV é o fato de que não se pode utilizar os temas clássicos no modo versus, só se pode ouvi-los nas Rival Matches do modo Arcade. Aí, somos obrigados a ouvir nos contras apenas as músicas novas dos cenários, onde algumas são muito boas (destaco a do cenário da floresta brasileira, é nova mas tem momentos de clara referência ao tema clássico do Blanka; a do cenário do ringue europeu com apostadores ao fundo e a da rua asiática embaixo da ponte, achei elas bem inspiradas) e outras nem tanto (a do cenário do vulcão e a do cenário numa depósito de bebidas escocês são de fato bem fraquinhas).

    @ Fei-Long Prandoni e Alexei Barros

    Sobre o tal tema do Fei Long, na verdade, o cara que fez o rip (ele tinha lançado no Final Fantasy Shrine – que está off momentaneamente) se enganou, O tal “Theme of Fei-Long” é, na verdade, “Theme of Rufus”. Por isso a enorme diferença. Analisando a música como tema do gordão loiro com barriga de massa de modelar, até que faz mais sentido, fica mais coerente com o personagem.

    Ou seja, em suma, vale a pena fazer uma análise da OST com a versão oficial mesmo, com tudo certinho, som e nomes das trilhas arrumados e tals. ^^

  37. 37 Alexei Barros 25/02/2009 às 3:07 pm

    Leonardo, sua análise das músicas está bem interessante, já que, você, diferentemente de mim, teve oportunidade de jogar o SFIV e perceber como os temas se encaixam no jogo.

    Falando na OST, hoje saiu o álbum no Japão. Dependendo da minha animação até poderei fazer outro post, mas tenho minhas dúvidas se não seria um tanto quanto redundante. Vamos ver.

  38. 38 Metarumano Birdman 02/03/2009 às 11:34 am

    Não sei se posso postar link de download aqui, mas…

    Esse é o album do SFIV no formato Flac.., dizem que esse formato conserva melhor a qualidade sonora, embora seje meio grande…

    http://www.hongfire.com/forum/showpost.php?p=1798626&postcount=1

    Para rodar esse formato precisa do codec flac, que pode ser encontrado no google… Mas a última versão do Winamp já vem com ele…

    Agora o Tema que eu estava atrás, é a música “Shop PV BGM”.. que nome nada a ver…hehehe Para mim essa música é o tema do SF4, embora pareça que seje o do Ryu mesmo, pela quantidade em que aparece…hehehe

  39. 39 Alexo Mello 16/03/2009 às 2:03 pm

    Estou atrasado no comentário, mas afinal, a trilha é pra sempre, né? Estou ouvindo o trabalho e, assim, gostando de algumas coisas e torçendo o nariz pra outras. Essa “2-06 Theme of Zangief – SF IV Arrange” realmente, Alexei, está tão dissonante, mesmo das faixas ruins, que pode detonar todo o projeto. Porque acho que um álbum deva ter um mínimo de unidade no todo.

    Agora, é aquela máxima, de que eu sofro muito (também): avaliar a trilha fora do contexto do interativo, em alguns casos, pode ser bem diferente, pra melhor ou pra pior. Algumas trilhas medianas ficam o.k. no jogo; outras trilhas são medianas no jogo e ficam gigantescas (melhoram) fora do jogo. De qualquer forma, a (pré-)avaliação (não lembro agora se já publicou nova análise…) da música em si não se perde, como mídia independente que já é.

    Um abraço, Alexo

  40. 40 Alexei Barros 16/03/2009 às 2:25 pm

    @ Metarumano

    A “Shop PV BGM” é sensacional, e a segunda parte da música, que é uma parte nova, tem mesmo cara de Street Fighter.

    @ Alexo

    Realmente aqui no Hadouken não cheguei a fazer uma análise posterior a essa, e depois que ouvi a OST inteira – torcendo para acabar logo -, mantive minha opinião.

    Mas, como você disse, depende da forma que ouvimos as músicas. Ainda não joguei o SFIV, e talvez mude um pouco a concepção da trilha.

    Não sei se pretende, mas se possível não deixe de também fazer a sua análise da SFIV OST no Benzaiten. ;)


  1. 1 Chute no estômago « Hadouken Trackback em 21/04/2010 às 3:39 pm

Deixe um comentário

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.536 outros seguidores

