Yasunori Mitsuda: uma entrevista esclarecedora


Por Alexei Barros

Não é de hoje que o Original Sound Version vem realizando um trabalho incrível no meio áudio gamístico, muito por conta da proximidade com Norihiko Hibino, que é um dos contribuintes do site. Aproveitando a habilidade bilíngüe (ele fala inglês fluentemente por ter morado muito tempo nos EUA) do compositor de Metal Gear Solid 2 e 3, o blog realizou uma entrevista com Yasunori Mitsuda, que elucidou uma série de dúvidas que se arrastaram pelos anos. Vamos aos fatos:

Músicas perdidas do Chrono Trigger (PlayStation)

Desconhecia a ocorrência: a versão de Chrono Trigger do Final Fantasy Crystal Chronicles (PlayStation), pacote que ainda inclui Final Fantasy IV, possui músicas inéditas nos menus que não estão no Chrono Trigger Original Soundtrack. O autor da entrevista, Jayson Napolitano, acreditava que na verdade eram as tais faixas perdidas numa quebra de disco rígido na época, e que Mitsuda conseguiu recuperá-las posteriormente. Na verdade, as três foram supostamente compostas por Tsuyoshi Sekito (foi ele quem arranjou os medleys das cutscenes) especialmente para a adaptação. E notei que existe uma quarta, não mencionada durante a entrevista. Ouça-as:

- “A Meeting with Destiny”
“Time To Rest -After the Battle”
“Scattering Blossoms”
“One Sunny Day When We Met” (não citada)

Envolvimento na trilha do Chrono Trigger (DS)

“Quando a Square lançou a versão de PlayStation de Chrono Trigger, os fãs ficaram muito bravos porque não teve o meu envolvimento. Por causa disso, a Square Enix decidiu me chamar para a versão de DS”, diz Mitsuda. “Decidi respeitar os desejos dos fãs e não mudar nada da versão original de Chrono Trigger. Senti que se adicionasse alguma coisa, estragaria tudo”. O que me deixou mais empolgado não é a garantia da fidelidade das músicas do DS, mas a certeza de que quando a Square Enix finalmente resolver produzir a continuação, Mitsuda será o compositor. Que venha Chrono Break!

Direitos autorais da trilha de Chrono Cross

Algo que sempre me deixou ressabiado: se a Square Enix praticamente não permite que publiquem álbuns com músicas de outras empresas – um dos prováveis fatores para a inexistência dos CDs de concertos como Press Start ~Symphony of Games~ e Symphonic Game Music Concert –, por que então Kingdom Hearts e Chrono Cross podem?

Simples: “Simple and Clean” (Kingdom Hearts) apareceu no Video Games Live: Volume One porque a Disney fez a licença. “Scars of Time”, “On the Beach of Dreams ~ Another World” e “Radical Dreamers” no Passion, e novamente “Radical Dreamers” no Destiny: Dreamer’s Alliance porque os direitos autorais das músicas de Chrono Cross pertencem ao próprio Yasunori Mitsuda, e não à Square Enix. Curiosamente, não é o que acontece com Chrono Trigger. Isso explica também porque os vídeos da “Scars of Time” no A Night in Fantasia 2007 e no Hyper Game Music Event 2008 permanecem no YouTube sem o menor problema. Além disso, cada vez mais noto como essa questão dos direitos autorias é muito mais complicada do que parece: não é só escolher a primeira música que der na cabeça, tocar e vender CDs.

Chrono Cross Arrange Album

Sempre que Yasunori Mitsuda é interpelado, não tem como fugir do prometido Chrono Cross Arrange Album, que virou vapor por enquanto. Na entrevista, disse estar muito atarefado atualmente, mas como o lançamento do jogo completará uma década em 2009 (se considerarmos a versão japonesa), ele cogita finalmente publicá-lo ano que vem, e seria um CD solo de violão.

Não deixe de ler a entrevista completa (em inglês) para outras informações.

[via OSV]

About these ads

11 Responses to “Yasunori Mitsuda: uma entrevista esclarecedora”


  1. 1 Claudio Prandoni 26/11/2008 às 6:56 pm

    Fantásticos os detalhes da entrevista e mais ainda sensacionais essas músicas perdidas. Incrível como um jogo de quase 15 anos ainda esconde tantas histórias e detalhes fascinantes.

    Um detalhe que fiquei confuso: “…como o lançamento do jogo completará uma década em 2009 (se considerarmos a versão japonesa), ele cogita finalmente publicá-lo ano que vem…”.

    Na verdade se refere ao lançamento japonês do remake para PSone, né?

  2. 2 Alexei Barros 26/11/2008 às 7:01 pm

    E ainda gostaria de saber mais detalhes, por exemplo, se o Nobuo Uematsu foi chamado para compor aquelas oito músicas apenas por conta das crises de úlcera do Mitsuda, e tantas outras coisas.

    Ah! Na verdade, mestre, me refiro ao lançamento japonês do Chrono Cross, que ocorreu precisamente em 18 de novembro de 1999, ao passo que o lançamento americano aconteceu em 15 de agosto de 2000.

  3. 3 Igor 26/11/2008 às 8:33 pm

    Esperarei ansioso por esse possível album de violão. Quem já ouviu o arranjo de Scars of Time do Hopeful Weeds sabe que deve sair coisa boa

  4. 4 Acid 26/11/2008 às 9:11 pm

    uaaaaaaaau. vcs já sabgem quais são as musicas que ele quase perdeu no HD e que estão no DS? Queria ouvi-las…

  5. 5 Junior 26/11/2008 às 10:15 pm

    Meu deus, Alexei, pra quê você foi mencionar Chrono Cross?
    Vou correndo agora pra a pilha dos meus CDs de OSTs pra escutar essa obra de arte.
    Sem dúvida é uma das melhores OSTs que já escutei na minha vida, por incrível que pareça quando eu jogava no PS1 prestava mais atenção nas músicas do que no resto de todo o jogo.
    Quem não escutou que vá agora, é uma das mais perfeitas OSTs de todos os tempos.

  6. 6 Alexei Barros 26/11/2008 às 11:45 pm

    @ Junior

    Hehe, sempre faço questão de citar porque acho, por incrível que pareça, um jogo menosprezado por muita gente. Sou fã inveterado do jogo e da trilha, apesar de ainda achar a OST do Chrono Trigger superior.

    @ Igor

    Você acredita que eu nunca tinha ouvido falar do Hopeful Weeds? E gostei da “Lost Fragments” e “Guldove Home” no Hopeful Weeds original sound vol. 003. Seria bacana um álbum no violão, mas não sei se daria para contar como um verdadeiro Arrange Album… Preferiria que fossem dois CDs diferentes.

    @ Acid

    A declaração me deixou intrigado. Ah, foi no 1up que ele diz que foram 40 faixas perdidas. Para completar a confusão, consegui um rip da trilha, e todas as músicas do PlayStation que coloquei no post estão no jogo, e há uma tal de “Beta Fanfare”, que não sei qual é a procedência. Onde estariam as músicas recuperadas? Não entendi…

    “You might be interested to know that there will be a few new songs in the DS version of Chrono Trigger. Mitsuda actually had an interesting thing to say about some of these songs, commenting, “My hard disk crashed during the creation of the Chrono Trigger soundtrack, and I lost a lot of data. Since then, I’ve recovered some of these missing songs, so now they’re finally making their way into the game.”

  7. 7 Orakio "O Gagá" Rob 27/11/2008 às 1:11 pm

    A cobertura de game music do Hadouken é mesmo uma beleza, parabéns pelo post.

  8. 8 Wilerson 27/11/2008 às 9:29 pm

    Uma das minhas assinaturas no Youtube é a do usuário garudoh, que faz a série The Music of Video Games. Recentemente ele chegou nos 32 bits e no Chrono Cross: http://www.youtube.com/watch?v=UMvwQJjVEzk :D

  9. 9 Alexei Barros 27/11/2008 às 11:07 pm

    @ Orakio

    Valeu mais uma vez pelos comentários, Orakio!

    @Wilerson

    Cheguei a ver superficialmente há um tempo, e é impressionante a quantidade de músicas que ele compilou.


  1. 1 Acredite se quiser: sample de Chrono Cross Arrange Album « Hadouken Trackback em 25/12/2008 às 4:32 pm
  2. 2 CD do PLAY! agendado para janeiro « Hadouken Trackback em 06/09/2010 às 2:41 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.536 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: