Por Alexei Barros
A moda de pegar músicas atuais e piorá-las para parecerem de NES pegou pelo jeito. Depois das faixas do Chrono Trigger alteradas pelo artista Goike, foi a vez do australiano DJ Bouche selecionar quatro temas do Super Mario Galaxy para transpassar o desígnio da nostalgia auditiva.
Ele não chegou a lançar um CD doujin como o Goike, mas compartilhou todos os remixes para download em sua página do YouTube. Mesmo assim, para facilitar, disponibilizo todas aqui para apreciação, e as originais para comparação, além de uma faixa bônus do Donkey Kong Country 2, também do DJ Bouche no estilo retrô, em homenagem ao comentarista Geraldo Figueras.
Super Mario Galaxy:
1 – “Purple Comet (8-bit Version)” – “Purple Comet” (original)
2 – “Wind Garden (8-bit Version)” – “Wind Garden” (original)
3 – “Battle Rock” (8-bit Version)” – “Battle Rock” (original)
4 – “Floater Land” (8-bit Version)” – “Floater Land” (original)
Bônus DKC2: “Stickerbush Symphony (Bramble Blast) (8-bit Version)” – “Stickerbush Symphony (Bramble Blast)” (original)


























Nossa, que coisa mais fantástica! Eu adoro esse tipo de trabalho. E Alexei, agradeço a homenagem, essa versão tá maravilhosa mesmo. Pena que ele manteve muito a base da música original, mas já foi o suficiente pra me apaixonar.
As do Galaxy parecem ter sido mais reduzidas que Stickerbush, gostei demais também. Demorou pro cara fazer a Egg Planet!
Eu pensei exatamente a mesma coisa que você, e senti a falta da “Egg Planet”. É que essa ele preferiu fazer no piano! Mas segundo o próprio tem alguns errinhos na performance.
E se você reparar bem na “Purple Comet” toca um trechinho da “Egg Planet” também.
P.S.: Ah, foi bastante coincidência o que aconteceu. Ontem você havia comentado sobre as músicas do DKC2, e descobri hoje o trabalho do DJ Bouche.
Que bom que o DJ Bouche nem escolheu algumas das melhores músicas do game para demakezar. Mas realmente: faltou a Egg Planet, não só pela qualidade, mas também por ser muito característica do SMG.
Quanto à música do DKC2, faço coro ao Geraldão. Ah, que boas lembranças do meu SNES…
Curiosamente, tem esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=_Pj4gpEqg7g&feature=related
Já conheciam?
Não tinha visto não! Mas, olha, devo confessar que o trabalho não ficou tão AAA como o do DJ Bouche. Ouvindo essa versão não tenho a sensação de que é uma música de NES, muito pela escolha não muito feliz dos sons sintetizados.
Olha, aparentemente é um meme secreto da Internet. Pelo que li existe um programa que converte músicas para versão 8-bits.
Vejam essas que achei.
Live and Learn – Sonic Adventure 2 Battle
http://www.youtube.com/watch?v=P8na3G8iTps
His World – Sonic the Hedgehog (o grotesco)
http://www.youtube.com/watch?v=YhJ_4mJ-l7s
One-Winged Angel – FF VII
Caramba, já virou epidemia! Esse usuário também tem vários, incluindo FFX, Metroid Prime e Fusion, Tales of Symphony e Zelda.
http://www.youtube.com/profile?user=TheGamerOfAllGamers&view=videos
Caros, to instalando aqui o programa. Vou tentar fazer os meus também.
adoro esses demakes!
Quanto ao tal programinha, não ajuda tanto assim, já que ele só converte o MIDI. Logo, a pessoa tem que fazer (ou achar feito) o MIDI, que é bem mais difícil que o mp3.
É, infelizmente é bem isso que o Bracht disse. Eu tava achando que era milagroso demais mesmo ehehhe
Aliás,um demake oficial que eu acho maravilhoso é de Okami, uma das últimas faixas da trilhs sonora oficial. Dá pra imaginar uma Amaterasu pixelada correndo num 2D toscão no NES.
@ Bracht / Geraldo
Valeu pela dica, Bracht! Aposto que o Geraldo já estava preparando uma versão 8-bit da “Otherworld” do FFX…
@ Geraldo
Qual faixa? Eu não consegui localizar. Talvez você já saiba… Coincidentemente, a Capcom chegou a fazer um site com um demake do Okami, e nisso as músicas também foram refeitas com qualidade 8-bits. Não sei se foi disponibilizado para download ou se é um rip, mas estão aí as faixas (com tags em japonês):
Okami (Retro Version) Soundtrack
Hahaha, Otherworld ficaria fantástica num demake!
Poxa, eu todo bobo falando de uma faixa de Okami, e o maestro aqui me aparece com uma trilha completa. Aliás, tinha o jogo também em web?
Estou tentando botar no Goear mas ta fora do ar. Se tiver ai, é Look Forward To The Next One, última faixa do último disco.
Ah, “Look Forward To The Next One”… É um trecho bem curto no finalzinho, e é sensacional!
Yep, tinha o jogo em web: dá uma olhada nessa foto.
Sim, no link do Mediafire tem uma foto também. Não tem como jogar mais ele?
Pelo que eu me lembro não dava para jogar de verdade verdadeira. Os elementos no cenário eram minimamente animados e cada um era um link para um certo tipo de conteúdo.
Aliás, no fabuloso artbook que comprei de mestre Geraldão tem a vila inicial inteira do Okami em versão 8-bits. Logo menos tento colocar aqui uma scan dela.
Lembro dessa arte, é maravilhosa. Só tenta não dobrar muito o bichinho quando for scanear
Se vc quiserem achar MIDIs pra converter tem aquele site velhão… http://www.vgmusic.com se não me engano.