Por Alexei Barros
A trilha do primeiro Gradius é tão fabulosa, do Gradius II tão sensacional e do Gradius III tão memorável, que acabo esquecendo do Gradius IV – isso se os meus adjetivos não acabarem antes. Criadas pelo indivíduo que atende pela alcunha Atsuki – até hoje não sei qual o nome completo ou verdadeiro do compositor –, as músicas, como ordena a tradição da série, têm melodias riquíssimas.
“Athena”, segundo tema da nona fase recebeu vívida releitura jazzística do próprio Atsuki no álbum Gradius IV Fukkatsu Original Game Soundtrack, e que estranhamente foi excluída da coletânea Gradius Arcade Soundtrack. Como não é conhecida, peço que ouça a original antes de apreciar a maravilhosa versão pianística de – alkan-:


























A releitura em piano é boa, mas preferi mais a original, creio que muito por conta do meu apreço por essas maluquices eletrônicas de jogos de navinha.
Agora preciso dar um jeito de conhecer as tão elogiadas outras OSTs. Raios, mestre!