Video Games Live encerra Symphonic Game Music Concert

arena-leipzig.jpg

Por Alexei Barros

Para variar, uma notícia que saiu há um tempão e só agora posso analisá-la com mais calma. É velha, mas como não saiu em veículo algum (pelo menos não vi e se encontrasse, estranharia), vale a pena comentá-la. Diz respeito a dois eventos de game music.

Em 2003, foi criada a tradição: precedendo à Games Convention, habitualmente realizado em agosto na cidade de Leipzig, Alemanha, acontecia a récita Symphonic Game Music Concert. O First SGMC, primeiro concerto de game music a acontecer fora do Japão, teve a performance da Orquestra Sinfônica Nacional da República Tcheca, e as outras quatro edições nos anos subseqüentes da Orquestra FILMharmonic de Praga, sempre com a regência de Andy Brick.

O repertório era variado, com uma mescla de obviedades (Mario, Final Fantasy) e outras surpresas, as quais tenho muitas a destacar. No First SGMC, por exemplo, foi executado o tema principal do Mafia: The City of Lost Heaven (viu só, Bueno?). Shenmue, Medal of Honor, Hitman, Max Payne 2: The Fall of Max Payne, Dragon Quest, Soul Calibur II, Chrono Cross, Brothers in Arms também foram representados.

Aí no Fourth SGMC (2006) eles abusaram. Estreou o coral na série. O primeiro concerto a interpretar a “Dancing Mad” do FFVI em versão orquestrada – coisa que vergonhosamente nenhum show de FF fez em 12 anos desde o lançamento do jogo em 1994 – e, ainda por cima, com um órgão de tubo. Nesse mesmo a Michiru Yamane foi convidada para acompanhar no cravo a sublime “Wood Carving Partita” do Castlevania: Symphony of the Night.

O Fifth SGMC então debutou o tema dos créditos do New Super Mario Bros. com orquestração do Yuzo Koshiro na apresentação com o maior número de músicas das cinco edições – 22 no total, entre Rayman Raving Rabbids, The Sims 2, Secret of Mana, SaGa Frontier II… Michiru Yamane apareceu de novo para tocar órgão de tubo na “A Toccata into Blood Soaked Darkness” (Castlevania: Curse of Darkness) e ainda o fanfarrão do Takenobu Mitsuyoshi, ladeou, ao piano, a orquestra em um medley que unia Shenmue e World Club Champion Football.

E esse ano? Que surpresa teremos? Nenhuma. Acabou. Acabou por quê? Porque antes da Games Contention em vez do Sixth SGMC haverá o… Video Games Live. Os responsáveis pelos concertos, por enquanto, acreditaram que seria confuso ter ambos no mesmo evento. Por isso, apenas o VGL foi anunciado para o dia 20 de agosto. Tornou-se o responsável pelo fim da série SGMC indiretamente.

Vi duas vezes o VGL no Brasil e nunca assisti, obviamente, ao SGMC (quem me dera) e confesso a você que o segundo me parece muito melhor e mais ousado (repare quantas vezes escrevi “o primeiro concerto a”). O VGL é um show de luzes, efeitos pirotécnicos, orquestras e corais pequenos; o SGMC é como uma apresentação de música erudita, com orquestras e corais numerosos em um anfiteatro.

Sobre o repertório de cada um, o do SGMC, como mencionei acima, é mais variado e supreendente. Comentei à exaustão algumas da ausências do VGL, embora ache que a edição 2008 no Brasil será melhor que a de 2007 e trará muitas músicas inéditas por aqui, do BioShock, Harry Potter and the Order of the Phoenix, Metroid, e ainda Jade Empire, Lair e Mass Effect.

E o que aconteceu com os responsáveis do SGMC? O produtor Thomas Boecker, por enquanto, anunciou o Symphonic Shades, concerto com músicas do compositor alemão Chris Huelsbeck, que acontecerá no dia 23 de agosto de 2008, e terá na batuta o maestro Arnie Roth do PLAY! A Video Game Symphony. E veja só: Takenobu Mitsuyoshi fará o arranjo do jogo Apidya e Yuzo Koshiro de Jim Power in Mutant Planet. Quando o VGL teria a participação desses dois?

About these ads

10 Responses to “Video Games Live encerra Symphonic Game Music Concert”


  1. 1 Igor 15/03/2008 às 5:23 pm

    Eu cheguei a ver algumas músicas desse concerto no youtube (tiraram, ao que parece), e é realmente impressionante a qualidade. Wood Carving Partita estava absurdamente foda…

  2. 2 Alexei Barros 16/03/2008 às 12:04 am

    Tiraram mesmo, Igor.:(

    Outra coisa que esqueci de comentar no texto (isso sempre costuma acontecer um dia depois que eu escrevo), é que o Video Games Live faz muitas apresentações por ano em diversos países e o Symphonic Game Music Concert não.

    Por que eles tinham que agendar uma exatamente em agosto, na Alemanha, antes da Games Convention, para expulsar o SGMC que acontecia somente naquele país uma vez por ano?

    Mancada…

  3. 3 Igor 17/03/2008 às 12:41 am

    Pois é… Eles lançaram algum CD\DVD com as músicas? Tô atrás da Wood Carving, mas até agora nada… =/

  4. 4 Alexei Barros 17/03/2008 às 2:07 pm

    Igor, infelizmente, eles nunca lançarem quaisquer CDs ou DVDs das apresentações. Contudo, eu achei na internet um bootleg com algumas músicas. Baixe a “Wood Carving Partita” aqui.

  5. 5 Igor 19/03/2008 às 10:07 pm

    Opa, valeu mesmo cara! =D

  6. 6 Anderson 23/05/2009 às 7:36 pm

    Gostaria de uma dica para saber se existe algum link para assitir Michuru Yamane no 4º Symphonic Game Music Concert!

    Antecipadamente Obrigado!

  7. 7 Alexei Barros 23/05/2009 às 8:02 pm

    Anderson, não conte para ninguém, mas é possível ver o vídeo aqui. ;)


  1. 1 Video Games Live Greatest Hits Vol. One é lançado… Na iTunes Store « Hadouken Trackback em 01/07/2008 às 11:13 pm
  2. 2 Anunciado Persona Music Live « Hadouken Trackback em 29/07/2008 às 11:13 am
  3. 3 Anunciado CD do concerto Symphonic Shades « Hadouken Trackback em 31/07/2009 às 7:57 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.530 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: