Por Claudio Prandoni
Sempre fui fã de puzzles. Tanto que considero Tetris um dos melhores jogos de todos os tempos e ultimamente tenho tido sérias dificuldades em largar o fantástico Professor Layton and the Curious Village no DS.
Acho curioso como nos tempos mais recentes uma série de gêneros distintos tem agregado a essência dos quebra-cabeças digitais às suas dinâmicas.
Portal, por exemplo. Afirmo sem êxito que é um autêntico FPP (First Person Puzzle). Um jogo de enigmas em primeira pessoa, por assim dizer.
E o Audiosurf? Música, corrida, web 2.0, um lance meio Mizuguchi-Sega (neon + pistas psicodélicas?) e, veja só, puzzle. Ainda que de maneira bem simples, Audiosurf incorpora coleta de bloquinhos - olha o Tetris de novo.
E hoje, fuçando pela Internet, acabei me deparando com um jogo simplesmente cativante. Idéias originais? Nem tanto. Fez é uma produção do estúdio independente Kokoromi - uma equipe de quatro pessoas, sendo alguns também funcionários da Ubisoft Montreal.
O estilo plataforma com visual retrô pixelado utiliza um sistema de mudança de perspectiva 2D-3D. Sim, sim. Super Paper Mario, Crush e o iminente Echochrome também fazem isso. Mas segundo o designer chefe Phil Fish, há diferenças, inovações e tudo o mais.
Pelo que apurei, Fez está confirmado por enquanto apenas para PC. Mas pelo que vi em trailers suponho que o X360 também receba uma versão, muito provavelmente na Live - alguns vídeos mostram um botão A verde para ser pressionado em caixas de texto.
Eu gostei. É bonito e colorido. Eu quero. De preferência no DS ou no Wii.


Eu lembro-me de ter lido no blog do próprio designer que a intenção era levá-lo à Live Arcade\PSN mesmo. Eu, como dono de um Wii gostaria que fosse pro Wii Ware, mas sei o quão improvável isso é.
Não consigo jogar Audiosurf sem ter uma crise de labirintite
…o controle do cubinho (que alguns jogos de wii usam….) tb tem um botão A redondo verde xD